Pular para o conteúdo principal

Cursos Gratuitos

Fundamentos do Desenho para Arquitetura e Design

Neste curso você poderá aprender os conceitos básicos do desenho geométrico e descritivo aplicáveis às práticas de representação gráfica ligadas principalmente à Arquitetura e ao Design. Um dos pontos essenciais das aulas é o estímulo do uso do desenho à mão livre. O curso está em andamento com aulas novas a cada quinze dias.
Aula 01 - Tipos de grafite e seus usos - CLIQUE AQUI
Aula 02 - Desenho de elementos lineares - CLICAR AQUI
Aula 03 - Desenho de hachuras e degradês - CLICAR AQUI
Aula 04 - Avaliação critica dos meus desenhos - CLICAR AQUI
Aula 05 - Desenho de elementos curvos - CLICAR AQUI
Aula 06 - As Projeções Ortográficas Pt 1 - CLICAR AQUI
Aula 07 - As Projeções Ortográficas Pt 2 - CLICAR AQUI
Aula 08 - As Projeções Ortográficas Pt 3 - CLICAR AQUI
Aula 09 - As Projeções Ortográficas Pt 4 - CLICAR AQUI
Aula 10 - As Projeções Ortográficas Pt 5 - CLICAR AQUI
Aula 11 - As Projeções Ortográficas Pt 6 - CLICAR AQUI
Aula 12 - O desenho no processo criativo - CLICAR AQUI
Aula 13 - O desenho na representação de objetos - CLICAR AQUI



Sketchup Básico

O SketchUp é um modelador 3D de fácil aprendizado, alta qualidade e profissionalismo. Pode ser usado em várias áreas como arquitetura, design e engenharia. Aqui você encontrará vídeo-aulas mostrando o funcionamento das suas ferramentas básicas. As aulas tiveram início quando o SketchUp ainda era da Google e estava em sua versão 7, mas como ele manteve sua interface e modo de funcionamento praticamente inalteradas, as aulas continuam pertinentes.

SketchUp Intermediário


Modelagem Volumétrica com SketchUp

O SketchUp tem se mostrado uma eficiente ferramenta para a modelagem 3D. Uma das grandes utilidades deste softwares é a possibilidade de executar, rápida e facilmente, modelos volumétricos para estudos de forma, cor, texturas e composição espacial, dentre outros. Os seis vídeos publicados aqui mostram como desenhar um modelo volumétrico de uma pequena residência partindo de desenhos básicos no formato DWG.


Desenho Arquitetônico Básico em CAD

O desenho arquitetônico fornece as bases técnicas, gráficas e conceituais necessários ao processo de documentação de projetos. A regulamentação deste tipo de desenho pode ser encontrada na NBR 6492 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas é importante deixar claro que essas normas não têm força de lei. Desta forma você encontrará muitas variações nas maneiras que os profissionais representam seus projetos.

Aqui você encontra minhas vídeo-aulas mostrando os fundamentos do desenho arquitetônico em um pequeno projeto de residência unifamiliar. Por razões didáticas a casa é bastante simples e abordo o básico. Também é preciso deixar claro que a intenção não é ensinar a usar o software (Draftsight) e sim o processo de desenho técnico arquitetônico. Essas técnicas podem ser usadas com qualquer plataforma CAD e, é claro, não são as únicas. Cada profissional, professor ou estudante pode ter suas próprias metodologias. Espero que seja útil. Bom proveito!

Objeto de estudo - Residência térrea unifamiliar 
Software utilizado - Draftsight

Desenho e impressão da planta baixa 

1. Paredes, Vãos das esquadrias, Acabamentos gerais, e Layout das áreas molhadas
2. Preparação para impressão, Aplicação de texto e cotas e Impressão Final

Desenho dos cortes


Desenho das fachadas 



Desenho de um sobrado a partir de uma foto


Há um tempo atrás fiz quatro postagens mostrando o processo de desenho de um edifício a partir da observação de sua foto. Na época usei a versão para desktop do Sketchbook Pro e uma Wacom Bamboo Create tamanho médio. A proposta básica procurou exercitar o desenho de perspectiva de um ponto de fuga e desenvolver a capacidade de leitura de proporções a partir de uma foto.

O desenho final está propositalmente em uma posição de observador diferente da imagem de referência. O processo todo foi feito em mídia digital, mas pode ser reproduzido usando ferramentas analógicas tais como canetas Unipin e marcadores Prismacolor.

Você pode acessar o material completo nos links abaixo

Vídeo 1 - Desenho de perspectiva a partir de foto - Estrutura básica
Vídeo 2 - Desenho de perspectiva a partir de foto - Croqui geral
Vídeo 3 - Desenho de perspectiva a partir de foto - Acabamento linear
Vídeo 4 - Desenho de perspectiva a partir de foto - Pintura Digital

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6