Pular para o conteúdo principal

Destaques

Projeto de arquitetura de interiores com Photoshop e SketchUp

Em janeiro deste ano dei aulas para mais uma turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Universidade de Fortaleza. Meu módulo, como já comentado em outras postagens, trata dos sistemas de representação gráfica aplicáveis aos projetos de arquitetura de interiores. Assim como nas outras turmas fizemos uma apanhado teórico que abordou um breve histórico da representação gráfica arquitetônica e alguns conceitos associados a ela tais como, composição fotográfica, teoria das cores e diagramação.
Depois desta primeira etapa fizemos uma atividade prática. Após algumas considerações sobre processos de Non Photo Realistic (NPR) Rendering, convidei os alunos a deixarem um pouco de lado os renderizadores mais usados no mercado (Vray, Lumion, Kerkythea e Su Podium) para que tentassem produzir pranchas de apresentação de projetos usando exclusivamente os recursos nativos (sem ajuda de plugins) do SkethUp e do Photoshop.
Não tive nenhuma intenção de questionar a qualidade dos …

Desenhos de observação com iPad Pro e Procreate em Brasília


No final de semana do dia 12/10/18 eu e minha esposa estivemos em Brasília. Os motivos da viagem foram assistir ao show do Roger Waters e rever grandes amigos. Não tinha nenhuma pretensão de fazer desenhos nesta viagem uma vez que estávamos com um grupo de amigos e não queria atrapalhar o passeio de ninguém. Mesmo assim levei meu iPad para todos os lugares que visitamos caso houvesse a oportunidade de fazer algum sketch.

Acabei conseguindo fazer os três desenhos que apresento aqui. Levei aproximadamente 40 minutos para cada um deles com direito a alguns retoques posteriores quando já havia me juntado ao grupo novamente. Usei a mesma técnica para todos. Inicialmente fiz os croquis em tons de cinza e apliquei cores preservando as sombras já desenhadas antes. Como estava desenhando em meio digital pude separar estes dois momentos em camadas diferentes. Gostei dos resultados. Acho que o curto tempo e acabou contribuindo para a espontaneidade dos desenhos. 




Postagens mais visitadas