Pular para o conteúdo principal

Dica SketchUp - Versão online do SketchUp disponível!


Desde que o SketchUp foi adquirido pela empresa Trimble várias novas versões do modelador 3D, que um dia já pertenceu à Google, foram lançadas. Apesar disso nenhuma dessas atualizações trouxe grandes alterações na sua interface e/ou ferramentas inovadoras. Na semana do dia 10/10/2016 finalmente tivemos uma novidade significativa. Foi disponibilizado o MySketchup, versão online do programa que pode ser acessado pelo endereço my.sketchup.com

Sabe-se que há uma tendência cada vez maior do uso da internet para rodar aplicativos. Já comentamos sobre isso quando apresentamos o FormIt da Autodesk.  Esse tipo de recurso depende de uma boa conexão com a rede e da compatibilidade do navegador com o aplicativo e é sempre importante lembrar que não podemos esperar que a performance das versões online seja a mesma das versões instaladas em computadores ou tablets, mas elas ajudam muito. A base de atração desse tipo de recurso é a mobilidade, ou seja, você pode acessar seus modelos onde quer que esteja bastando para isso que eles estejam na nuvem, mas temos que ter cautela pois é justamente aí onde entrará os custos de uso do aplicativo. A princípio todas as empresas oferecerão o app de forma gratuita e depois cobrarão alguma coisa para aumentar a capacidade de armazenamento e/ou dos recursos disponíveis.

Fiz um rápido teste com o MySketchUp e gostei muito da ferramenta. Realmente é uma ótima opção para modelagens pequenas e rápidas ou para apenas visualizar modelos mais complexos. A interface é muito limpa, bonita e fácil de entender e a considerei até melhor que a da versão para computador. Como já era de se esperar nem todos os recursos da versão instalada estão disponíveis. Senti falta, por exemplo, da opção de personalizar materiais e estilos.

Fiz alguns prints do processo de teste e comentarei nas imagens abaixo. Recomendo que testem essa novidade da Trimble. Ela é bem fácil de aprender principalmente para quem já conhece o SketchUp. Cada vez mais acredito no uso da internet para produção de material gráfico profissional e essa versão do SketchUp vem colaborar ainda mais com essa tendência. Bom proveito!


Imagem 1

Veja na Imagem 1 o que talvez seja a primeira providência antes de começar a modelar. Através do botão de três listras localizado no canto superior esquerdo você terá acesso às configurações de unidade. Escolha metros e indique a quantidade de casas decimais que achar conveniente.

Imagem 2
Através da mesma aba você poderá acessar o botão para iniciar um novo desenho através de um template assim como acontece com a versão instalada. Veja na Imagem 2.

Imagem 3 - Caixa de diálogo para fazer upload de um modelo pronto.

Imagem 4
A Imagem 4 mostra a confecção de um retângulo e a caixa de diálogo para criação de grupos, componentes e outras edições. Assim como na versão instalada esse menu pode ser acessado através do botão direito do mouse. Os atalhos de teclado também funcionam. P para Pushpull, O para Orbit, Barra de Espaço para Select etc.


Imagem 5 - Painel de seleção e aplicação de estilos

Imagem 6 - Painel de busca e seleção de componentes





Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6