Pular para o conteúdo principal

Desenho à Mão Livre Aplicado à Arquitetura - Desenhos dos alunos - Turma 7

Desenho: Aline Monteiro - Lápis de Cor

Em julho de 2016 aconteceu, aqui na UNIFOR, a sétima turma do meu curso Desenho à Mão Livre Aplicado à Arquitetura e Urbanismo. O curso é baseado na resolução de situações de projeto através do uso do desenho manual seja como croqui de estudo ou como desenho de apresentação. Nessa edição tivemos três tipos de exercícios práticos.

No primeiro convidei os alunos a trabalharem o entorno a igrejinha de São Pedro na Praia de Iracema. A proposta foi que cada um fizesse uma releitura da pracinha usando uma foto do local como base e a perspectiva como instrumento gráfico. O segundo exercício foi relacionado ao projeto de edifícios. A partir de uma planta parcialmente resolvida e de uma perspectiva volumétrica do SketchUp, os alunos poderiam fazer as alterações que achassem necessárias no projeto de um edifício residencial. Para esse exercício os alunos foram orientados a usar a técnica de desenho de forma mais livre, ou seja, a intenção é que o resultado fosse um croqui de estudo. Apesar disso muitos alcançaram resultados bastante refinados. O terceiro foi aplicado à área de arquitetura de interiores. Também a partir de uma planta base os alunos desenharam um esboço de projeto de cozinha através de sua planta e de um corte à nanquim e com sombras em grafite.

Uma das partes mais legais do curso foi a liberdade de escolha da técnica de desenho e de pintura. Com exceção do último exercício, em todos os demais os alunos podiam escolher entre aquarela, lápis de cor, pastel seco e marcadores. Os resultados foram, na minha opinião, excelentes. A mistura de várias técnicas enriqueceu ainda mais a experiência do curso. Acho que todos, inclusive eu, aprenderam bastante. Escolhi um desenho de cada aluno para publicar nessa postagem. Parabéns a todos e obrigado pela oportunidade e aprendizado. 

Desenho: Beatriz Falcão - Lápis de Cor
Desenho: Ana Carolina Pinheiro - Lápis de Cor
Desenho: Ana Letícia Figueiredo - Aquarela
Desenho: Ana Lúcia de Brito - Lápis de Cor
Desenho: Bárbara Marques - Marcadores
Desenho: Bárbara Mota - Pastel Seco
Desenho: Bruno Daniel - Nanquim e grafite
Desenho: Graziela Oliveira - Aquarela

Desenho: Heloisa Soares - Aquarela

Desenho: Hugo Alencar  - Lápis de Cor
Desenho: Iandeyara Farias - Naquim e grafite
Desenho: Ingrid Camurça - Aquarela
Desenho: Letícia Menezes  - Lápis de Cor
Desenho: Lia de Paula  - Lápis de Cor
Desenho: Marcela Pinho - Aquarela e Lápis de Cor
Desenho: Maria Cristina Moraes - Aquarela
Desenho: Maria Isabel Miranda - Marcadores e lápis de cor
Desenho: Monica Sousa - Aquarela e Lápis de Cor
Desenho: Nicolle Guerra - Lápis de Cor
Desenho: Rafaela Rebouças - Pastel Seco
Desenho: Rafaela Vasconcelos - Aquarela
Desenho: Raquel Vieira - Pastel Seco

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6