Pular para o conteúdo principal

Desenhando pelo centro de Fortaleza


No final de semana do dia 16/11/2013 eu, minha esposa e sua família fomos mais uma vez fazer um passeio pelo centro de Fortaleza. Gostamos muito de lá embora o período natalino tenha deixado as ruas e calçadas mais caóticas, além dos vários problemas que parecem cada vez mais ignorados pelo poder público municipal. Enquanto o grupo cuidava de seus afazeres eu parava para desenhar. Consegui capturar o Edifício Raul Barbosa, o prédio do antigo "BEC dos Peixinhos" que, para mim, são dois ícones arquitetônicos da nossa cidade e também desenhei um trecho da escadaria da Galeria Pedro Jorge.

Durante o desenho do primeiro prédio, atual Sede da Justiça Federal e antiga Sede do Banco do Nordeste, tive a surpreendente companhia de um morador de rua que pediu para não ser identificado. O figura falou sobre tudo. Reclamou da cidade, falou que já tinha dado uns conselhos para a Presidenta Dilma e, como não poderia deixar de ser, deu pitacos arquitetônicos sobre o edifício. Também disse que a bela escultura de Sérvulo Esmeraldo localizada na calçada da entrada principal deveria ser azul e não branca. Achei muito interessante ouvir aquele cidadão que habita sua cidade da maneira mais precária que um ser humano pode fazer criticando-a em suas dimensões arquitetônica e urbana. Lamentavelmente essa mesma cidade não lhe dá condições de moradia digna, mais um ponto negativo para nossa gestão municipal.

O segundo desenho mostra a atual Sede do Bradesco, antiga Sede do Banco do Estado do Ceará. Ele possui um espelho d'água frontal à sua fachada principal que era habitado por peixes e que um dia já foi (não sei se hoje ainda é) atração e diversão garantida para as crianças (eu inclusive) que passavam por ali. Por causa disso é conhecido até hoje como "BEC dos Peixinhos". Pelo menos esse patrimônio o Bradesco não tomou. O terceiro desenho é da desconfortável e perigosa escadaria da Galeria Pedro Jorge onde fica a Galeria do Rock de Fortaleza. A loja, especializada no gênero musical, mostrada na foto, tem um acervo excelente para quem gosta desse tipo de música. 

Bom! Como vocês já devem ter percebido em outras postagens, o centro de nossa cidade sempre terá assunto para desenhar e comentar. Até a próxima!

Fachada frontal e lateral do BEC dos Peixinhos

Escadaria na Galeria do Rock

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6