Pular para o conteúdo principal

Desenhos de observação com iPad e vídeos


Voltamos para mostrar mais alguns desenhos de observação que fiz no último final de semana. A diferença dessa vez é que também vou apresentar os links para dois pequenos vídeos mostrando rapidamente o processo da confecção dos croquis. Os vídeos foram gerados graças a uma  ferramenta do aplicativo Procreate usado para fazer os desenhos no iPad. Eu já havia testado esse recurso e mostrado em uma postagem anterior (Clique aqui) e apesar da velocidade do vídeo dá para perceber as etapas desde o esquema volumétrico básico até o acabamento final.

O desenho do automóvel levou somente quinze minutos e foi feito no estacionamento da Unifor. Optei por usar somente a ferramenta lápis e a ferramenta que simula um esfuminho. Já o desenho do edifício levou cerca de quarenta e cinco minutos e foi feito a partir da varanda do apartamento de praia dos meus sogros. Nesse caso usei a base em lápis e a pintura com a caneta marcador do Procreate.

É claro que o uso de um recurso digital oferece vantagens durante o desenho. Podemos corrigir falhas com facilidade e a organização em camadas permite um controle muito bom das fases e das tonalidades aplicadas principalmente na hora de fazer as sombras, mas procuro sempre manter o exercício de desenho de observação separado disso, ou seja, as proporções e a perspectiva são tiradas no olho. 

Curiosamente algumas pessoas as vezes me perguntam porque eu simplesmente não faço o desenho por cima da foto. A resposta é muito simples: esse tipo de artifício não faria o menor sentido como exercício de observação. Outro ponto importante a esclarecer é que o objetivo do desenho, pelo menos para mim, não é reproduzir fielmente o que vejo e sim representar graficamente a minha interpretação da realidade. É simplesmente uma questão pessoal e profissional. Para ver diversos exemplos desse tipo de prática artística basta ver o que fazem os Urban Skertchers e perceber como cada um interpreta e desenha o mundo real.

Os links e os desenhos estão a disposição para serem visualizados. Espero que gostem.

Para ver o vídeo do automóvel CLIQUE AQUI.
Para ver o vídeo do edifício CLIQUE AQUI.





Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6