Pular para o conteúdo principal

Desenho de Observação - Turma de 2012.1


Nesta postagem mostrarei alguns trabalhos dos meus alunos de desenho do semestre 2012.1. Adotei um sistema de avaliação que priorizou à produção, em sala de aula, ao longo de todo o período evitando a aplicação de provas. As tarefas foram aumentando seu grau de dificuldade progressivamente até chegarmos ao desenho de edifícios razoavelmente complexos como vocês podem ver no canto esquerdo da imagem acima. Outro ponto importante de observar foi que ao longo do semestre minha participação no processo foi diminuindo enquanto ia deixando os alunos cada vez mais independentes em suas decisões. A imagem acima mostra alguns dos exercícios aplicados.
O último exercício do semestre foi, na minha opinião, o mais interessante e é dele que trataremos nessa postagem. Os alunos tiveram que desenhar, baseados em uma foto, o edifício do MASP, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi. Nesse exercício minha participação foi mínima. Fiz apenas uma rápida demonstração de como os alunos deveriam iniciar e de como eu gostaria que fosse o resultado final. Essa demonstração já foi mostrada em uma postagem anterior. Ocorre que esse mesmo exercício foi feito no primeiro dia de aula sem nenhum tipo de orientação para que no final do semestre fizéssemos uma comparação entre o primeiro resultado, quando os alunos não tinham nenhuma orientação técnica sobre desenho, e o último, depois de todos os exercícios e conceitos passados em sala de aula. É muito interessante observar os resultados. Apesar dos desenhos finais ainda apresentarem alguns problemas a evolução foi evidente e, para mim, excelente.

Atribuo o bom resultado ao trabalho constante e a dedicação de cada discente. Os alunos tiveram que me entregar praticamente dois desenhos (em Canson A3) por semana durante os quatro meses e meio de aulas. Tivemos aulas teóricas sobre os fundamentos da representação gráfica, sombras, perspectivas e composição e em todas elas as turmas tiveram que produzir algum desenho. Vejam os resultados abaixo.


ANA BEATRIZ SANDERS

EMANUELLE MOREIRA 
GABRIELA PINHEIRO

GUILHERME DORINI

HORLEY ROCHA

IGOR CUNHA

ISABELA FIGUEIREDO

IVNA SILVESTRE

JADE STEDILE

JANAINA BARBOSA

JOÃO LUCAS DIAS

JOYCE GUERREIRO

JULIO LUCENA

LARISSE MACIEL LOPES

LETÍCIA PARENTE

LORENA CRISTINE

LORENNA NUNES

LUCIANA CORREA

LUIZ FERNANDO

THAIZA CAVALCANTE RICARTE

ANNA BEATRIZ LIMA D AVILA

BEATRIZ ROMCY MEDEIROS

DIEGO SAUNDERS COSTA

ISABELLE GUIMARÃES

LIANE MAIA

CAMILA TIMBO

MARILIA VIANNA

MATEUS RIBEIRO

MIRELLA JORGE MORETTI

NATASHA BANAT

NATASSJA VERISSIMO

RAISA GABRIELLA BEZERRA

RAQUEL UMBELINO

REBEKA SOUSA

TALITA VASCONCELOS

THAMIRYS ARAUJO

VITOR DA SILVA PIRES

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6