Pular para o conteúdo principal

Dica SketchUp! - Modelagem de paredes


Olá! Voltamos com mais uma dica para usar o SketchUp em projetos de arquitetura de interiores. No vídeo mostrado nesse link você verá a modelagem das paredes de um pequeno apartamento. É interessante observar a técnica usada. Primeiro a planta em formato DWG é inserida no modelo quando são iniciados os procedimentos de organização e algumas técnicas para a modelagem das paredes, piso e teto.

Vale lembrar que esta é apenas uma das várias opções de técnica de modelagem.  No meu livro, por exemplo, apresento outro tipo. Veja os detalhes desse processo:
  • Primeiro as camadas que vieram do CAD são eliminadas para dar lugar a outras. 
  • Depois a planta baixa, já limpa, é agrupada.
  • Aplica-se então a técnica de "cobrir" a planta original com retângulos.
  • Em seguida, a ferramenta OFFSET tornará possível marcar as paredes externas.
  • As paredes internas serão marcadas quando desenharmos retângulos dentro dos ambientes e em seguida apagá-los.
  • Quando as faces das paredes estão marcadas selecionamos todos os elementos e  usamos a ferramenta INTERSECT WITH SELECTION para que sejam encontradas as intersecções entre as faces e a planta baixa. Desta forma os vãos das portas e janelas já serão marcadas facilitando sua modelagem.
  • Como o objetivo é o projeto dos ambientes internos não nos preocupamos com a modelagem exata das lajes de piso e teto que são representados somente por volumes de 12cm de altura.
  • É claro que em casos onde há vigas e pilares expostos eles deverão ser modelados.
Vejam o vídeo clicando aqui. Até a próxima!


Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6