Pular para o conteúdo principal

Dica SketchUp - Organizando os componentes


Nessa dica falaremos sobre como você pode gerenciar, de maneira bem prática, os componentes usados no SketchUp. Podemos afirmar, de maneira bem simplória, que os componentes são o equivalente aos chamados "blocos" dos conhecidos programas CAD. É importante deixar claro que, assim como acontece com os blocos, os componentes nada mais são do que arquivos/modelos que podem ser aproveitados em outros arquivos/modelos. O que normalmente fica em segundo plano por parte dos usuários é como esses arquivos são organizados e guardados. Usaremos a janela mostrada na Figura 1 como exemplo de como fazer isso.

Na organização de componentes é importante que fiquem determinadas três características básicas, são elas:
1. O ponto de inserção
2. A imagem da sua miniatura
3. Comportamento do objeto

O ponto de inserção talvez seja a mais importante delas. Quando você seleciona um componente para entrar em seu modelo ele deve estar amarrado a um ponto que seja compatível com seu uso. No exemplo da janela mostrada na Figura 1 veja que o componente já deve entrar no modelo preso por um ponto que permita que você posicione-o automaticamente na parede. O ponto de inserção nada mais é do que a origem do sistema de coordenadas relativo àquele arquivo/modelo. Sendo assim, organize seu componente deixando-o de tal forma que a origem do sistema (X, Y, Z) permita uma inserção mais adequada. Veja na Figura 2 como a janela foi posicionada em relação aos três eixos.

Figura 2

A imagem da miniatura do componente será exatamente igual a da última posição salva. Desta forma use as ferramentas de visualização para deixar seu modelo em uma posição adequada para a miniatura. Veja na Figura 3, por exemplo, como a janela deve ser salva. Por último você deverá informar algumas especificações relativas ao comportamento do componente como, por exemplo, se ele deve ficar sempre preso ao plano XY ou a algum plano vertical. Para tanto vá até o menu WINDOW > MODEL INFO > FILE. A Figura 3 também mostra a caixa de diálogo onde você poderá informar essas características. Veja que em ALIGNMENT o parâmetro GLUE TO foi marcado para VERTICAL indicando que minha janela sempre ficará presa aos planos verticais. Depois de executadas essas ações salve seu componente na pasta onde o SketchUp está instalado e dentro da subpasta COMPONENTS. Isso fará com que ele fique disponível na caixa de diálogo COMPONENTS (mostrada na Figura 1) que permite sua inserção.

Recomendo fortemente que essa organização seja feita em todos os seus componentes, mas principalmente naqueles que você busca no 3D Warehouse. Normalmente quem disponibiliza modelos no depósito da Google não se preocupa com esses parâmetros. Como dica final também recomendo que você deixe todos os elementos do componente na Camada 0. Desta forma não haverá misturas entre as camadas de seu modelo e as do modelo usado como componente. Até a próxima!

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6