Pular para o conteúdo principal

Desenhos de Buenos Aires - Café Tortoni e Galeria Pacífico


Continuando com os desenhos feitos em nossa última viagem, aqui você pode ver (na imagem abaixo) dois detalhes do belo Gran Café Tortoni, tradicional café argentino cujo edifício data do século XIX. Este lugar, além da exuberante decoração e cardápio, foi muito bem frequentado por figuras como Carlos Gardel e Jorge Luis Borges. Eu já conhecia o local então aproveitei a parada que fizemos para um lanche deixando a máquina fotográfica de lado e me dedicando ao desenho mostrado abaixo. O interior do café é muito rico em detalhes, dessa forma, seria inviável desenhar alguma perspectiva interna.






Optei por registrar graficamente o lustre que estava a minha frente e o detalhe do balcão que estava ao meu lado. Não tenho costume de postar fotos minhas, mas minha esposa registrou o momento em que eu estava desenhando. A curiosidade ficou por conta do simpático garçom que aparece na foto e que acompanhou todo o processo. Segundo seu depoimento, o desenho ficou "muy bueno".

O segundo desenho foi feito na Galeria Pacífico (imagem do topo da postagem). Eu particularmente não gosto de visitar shoppings durante viagens, mas esta galeria realmente vale a pena. O shopping fica dentro de um belíssimo edifício antigo e preserva tanto suas fachadas quanto os detalhes internos. O local também abriga o Centro Cultural Borges. O desenho é da estrutura metálica que proporciona iluminação zenital ao local. Ela é muito complexa e tive pouco tempo para desenhar, mas gostei do resultado.

O último desenho foi resultado do cancelamento de nosso voo para San Carlos de Bariloche. Com a remarcação do voo para duas horas depois do previsto sobrou bastante tempo de aeroporto e acabei desenhando uma pequena perspectiva da cafeteria onde fizemos um lanche. Observe a grande fila discretamente representada no canto direito do desenho. Também gostei do resultado. Achei que ficou bem solto e com a composição razoavelmente bem resolvida. A técnica foi a mesma nos três desenhos. Base de lapiseira e depois Unipin 0.1 sobre papel texturizado.



Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6