Pular para o conteúdo principal

Desenhos em Buenos Aires - La Boca


Em Dezembro/Janeiro estivemos passeando pelo sul do nosso continente. Visitamos mais uma vez Buenos Aires além de Bariloche, Peulla, Puerto Varas e Santiago. Resolvi seguir o exemplo de alguns colegas e a filosofia dos "Urban Sketchers" e levar, além da máquina fotográfica, meu caderno de croquis e alguns poucos materiais de desenho.

Na verdade estava munido somente de uma Caran D'Ache 1.8 e duas Unipins 0.1 e 0.3 além de uma borracha de goma que acabei perdendo em um dos momentos de desenho. O desafio foi executar os croquis com velocidade compatível ao tempo disponível pra tanto pois não podia abusar da paciência de nosso grupo de amigos em esperar que o desenho ficasse pronto. Desta forma usei os momentos em que estávamos bebendo alguma coisa ou comendo. Vocês perceberão que as cenas desenhadas não são turísticas. Na verdade são as cenas que, na minha interpretação, dariam bons desenhos enquanto degustávamos uma cervejinha ou algum prato local.



Esses dois primeiros foram feitos no bairro La Boca em Buenos Aires onde se encontram o Caminito e o famoso estádio La Bombonera do Boca Juniors. O bairro é bastante peculiar. Fica na periferia de Buenos Aires e é de ocupação italiana. Suas edificações são feitas por restos de material naval, telhas, lata entre outros. Isso as torna bastante interessantes plasticamente pois são muito coloridas e ricas em formas, mas também deixa claro a situação de pobreza local.

Na parte mais turística, como a famosa rua Caminito, não se percebe tanto que o bairro tem características de cortiço, mas eu e minha esposa (em outra visita que fizemos em 2008) nos atravemos a caminhar um pouco mais acompanhando o trilho do trem e testemunhamos a situação real do local que mesmo assim não deixa de provocar curiosidades quanto ao modo como àquelas construções foram se configurando.

Quanto à técnica de desenho: lapiseira sobre papel texturizado e depois acabamento em nanquim descartável 0.1. Não fiz edições posteriores. O desenho é realmente o retrato do que tive condições de representar e no tempo disponível para tal. Aguardem mais desenhos!


Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6