Pular para o conteúdo principal

Dica SketchUp - Imagens em escala!

Imagem 1 - Perspectiva de uma escada helicoidal

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Imagem 2 - Vista ortográfica da escada

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua tela permitir evitando espaço ocioso em volta do modelo. Aplique os efeitos e elementos desejados (cotas, textos, sombras, estilos e etc) e faça o Update de sua cena. Agora inicie a impressão (CTRL+P) de sua cena como mostrado na Imagem 3.


Imagem 3 - Caixa de diálogo com os parâmetros de impressão

Na caixa de diálogo Print siga as seguintes orientações:
  • Desative as opções Fit to Page e Use Model Extents uma vez que você deseja estabelecer uma escala personalizada.
  • Em Page Size o Sketchup indicará com qual dimensão ficará sua imagem impressa de acordo com a escala escolhida. Não confunda este parâmetro com o formato do papel que deverá ser configurado nos parâmetros da sua impressora (Properties) e não no Sketchup.
  • Em Scale você usará a seguinte dica: na opção In the printout marque sempre 100cm. Na opção In Sketchup indique o número da escala desejada em metros. Por exemplo, para conseguirmos a escala de 1:25 você deverá indicar 100cm (In the printout) e 25m (In Sketchup).
Se você pretende imprimir seu desenho diretamente do Sketchup este é o momento de configurar sua impressora da maneira como você estiver habituado a fazer e executar a impressão. No nosso caso faremos uma impressão para um arquivo PDF. Esta opção é mais flexível pois permitirá que usemos o PDF em programas como o Inkscape, Corel Draw ou Illustrator organizando-o em uma prancha com carimbo, textos, logos e etc.

No Inkscape, Corel Draw ou Illustrator faça a importação do arquivo PDF. Caso o programa solicite algum ajuste de página ou algum corte na figura, recuse. Seu desenho será inserido na prancha mantendo a escala escolhida antes. Para provar o que fizemos observe que na figura  seguinte existe uma linha de 10,4cm (desenhada no Inkscape) ao lado de uma cota que indica 2,6m e as duas tem a mesma dimensão. Isso confirma a correção da escala uma vez que 2,6m na escala de 1:25 tem 10,4cm. Este procedimento é realmente muito útil pois podemos gerar desenhos coloridos e sombreados em escala. Até a próxima!

Imagem 4 - Interface do Inkscape com o desenho em escala





Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6