Pular para o conteúdo principal

Dica SketchUp - Você sabe dimensionar imagens?



Hoje vamos falar sobre um problema bastante fácil de ser resolvido, mas que muita gente não dá muita atenção na hora de criar uma imagem digital, o dimensionamento. Todos sabem que qualquer imagem digital é composta por pixels e que a quantidade deles em relação à dimensão física da imagem determinará se a mesma é ou não adequada para determinadas mídias. Na figura acima você percebe, por exemplo, uma imagem perfeitamente dimensionada para ser visualizada na tela de um computador e, em destaque, uma parte da mesma imagem inadequadamente dimensionada. A inadequação fica evidenciada pela "pixelização", ou seja, pela exposição dos elementos básicos (pixels).

O segredo para que você não tenha esse tipo de problema tanto em mídias eletrônicas quanto impressas está em determinar, antes de gerar a imagem, qual o objetivo da mesma. Siga os exemplos a abaixo:

Objetivo 1: Imprimir com qualidade fotográfica - Resolução recomendada: 300 px/pol ou 120 px/cm.
Objetivo 2: Imprimir com qualidade de desenho - Resolução recomendada: 250 px/pol ou 100 px/cm.
Objetivo 3: Visualizar em tela de computador ou datashow - Resolução recomendada: 96 px/pol ou 38 px/cm.

Com estes números em mãos você deverá agora determinar qual a dimensão física da imagem. Vamos partir da seguinte situação: você deseja imprimir uma perspectiva semelhante a da imagem inicial da postagem numa folha de formato A3. Perceba que a imagem tem acabamento não fotorrealista e portanto só precisará de qualidade "de desenho". Retirando as áreas destinadas a carimbos e margens vamos supor que sua imagem ficasse, em sua maior dimensão, com 34 cm. Dessa forma, multiplique a resolução indicada pela maior dimensão da imagem. Nesse exemplo você terá 3.400 pixels (34 cm X 100 pixels/cm).


No Sketchup, vá ao menu File - Export - 2D Graphic e escolha a opção JPG  (não é a mais adequada, mas é a mais fácil de manipular) para gerar a sua imagem. Indique onde o arquivo será salvo e clique em Options como mostrado na segunda imagem. Na caixa de diálogo Export JPG Options desmarque a opção Use View Size e em Width informe os 3400 pixels desejados. Veja que o Sketchup calculará a outra dimensão. Deixe Anti-alias marcado e em JPEG Compression use a melhor qualidade. 

Pronto! Sua imagem está corretamente dimensionada para ser impressa com os 34 cm. Caso você use esta imagem em programas como Corel Draw ou AutoCAD e tiver que ajustar o seu tamanho não esqueça de deixá-la na dimensão para a qual a quantidade de pixels foi calculada. Proceda sempre assim e você nunca terá problemas com imagens sub ou super dimensionadas.

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Arquitetura de Interiores com SketchUp - Parte 1

Em julho/2013 ministrei aulas para a segunda turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor. Meu módulo se chama Representação e Apresentação de Projetos de Arquitetura de Interiores. Nessa ocasião, depois de passarmos pela parte teórica, desafiei os alunos a abandonarem as técnicas mais tradicionais de representação usadas em seus escritórios e convidei-os a focar no uso de croquis e de modelos 3D do SketchUp.
Fizemos um projeto fictício de uma pequena cozinha e os alunos foram orientados a seguir o seguinte processo de trabalho: projetar o ambiente desenhando, à mão livre, os croquis da planta e de quatro cortes com aplicação de cores e algumas texturas. Esses croquis deveriam ser levados diretamente ao SketchUp para modelagem sem o uso de desenhos DWG bidimensionais.  Na verdade, durante todo o processo, a turma foi instruída a não usar o AutoCAD em nenhuma ação. Em substituição ao programa da Autodesk, fiz rápida explanação de como usar o programa Layout …

Dica SketchUp - Imagens em escala!

O SketchUp, em todas as suas versões (inclusive a online), permite que você exporte imagens PNG de qualquer visualização gravada em suas cenas. Um problema deste tipo de geração de imagem é o fato das mesmas não serem exportadas em escala.

Neste pequeno tutorial veremos como gerar a imagem de uma vista ortogonal de uma escada (Imagem 1) na escala de 1:25. Depois importaremos esta imagem para o Inkscape colocando-a em uma prancha A4. O Inkscape, para quem não conhece, pode ser considerado a "versão opensource" do Corel Draw/Illustrator sendo de uso livre e gratuito, mas quem preferir pode usar qualquer programa similar. Para complementar este tutorial você também pode assistir ao vídeo abaixo!




Primeiro prepare uma cena mostrando uma vista ortográfica de seu modelo como mostrado na Imagem 2. Não esqueça de desativar o modo de visualização em perspectiva e ativar a projeção paralela (Menu: Camera - Parallel Projection).

Coloque seu desenho na visualização máxima que sua te…

Desenho arquitetônico: cortes em uma residência térrea - Parte 2

Aqui você verá o processo de detalhamento dos elementos do telhado tomando como base os cortes genéricos feitos anteriormente. Vejam a lista de vídeos abaixo e bom proveito! Vídeo Aulas Desenho de cortes - parte 5 Desenho de cortes - parte 6