Desenhos do 30º Encontro USK Fortaleza com iPad e Procreate


Durante os dias 11 e 12 de agosto participei, juntamente com meus colegas desenhistas, de mais um encontro do grupo Urban Sketchers Fortaleza do qual faço parte e também administro. Esse encontro, o trigésimo de nossa existência, foi especial por diversos motivos. O primeiro deles foi porque essa edição aconteceu durante o Festival de Arte e Cultura de Guaramiranga do qual fizemos parte graças ao convite do Espaço Cultural Dani&Régis. O festival foi organizado e promovido pelo meu amigo Régis Capibaribe e pela sua esposa Dani.

Essa também foi a primeira vez que nosso encontro teve duração de dois dias e em uma cidade fora da região metropolitana de Fortaleza. Contamos com a presença de aproximadamente 25 desenhistas que registraram esta bela cidade do Maciço de Baturité através dos mais diversos olhares e técnicas de desenho (veja reportagem do Diário do Nordeste sobre nosso grupo).


Para mim, este encontro também teve outro feito inédito. Foi a primeira vez que produzi os desenhos em um encontro USK Fortaleza usando exclusivamente ferramentas digitais. Os três desenhos mostrados aqui foram totalmente feitos por observação no local com um iPad Pro de 10,5", a Apple Pencil e o aplicativo Procreate. Alguns desafios técnicos tiveram que ser contornados como, por exemplo, o gerenciamento da bateria. Aplicativos gráficos consomem muito poder de processamento e isso esgota rapidamente a carga de qualquer dispositivo. Sendo assim, usei um carregador portátil ligado durante todo o processo de desenho além de manter algumas funções do dispositivo desligadas. A outra questão, esta sem muitas alternativas de solução, foi a luminosidade da tela. O contraste, fundamental para o desenho em iPad, é drasticamente reduzido em ambientes externos. Tive que procurar locais bastante sombreados para enxergar o desenho e mesmo assim houve alguma dificuldade para perceber algumas cores e também como estava ficando o resultado final principalmente no que diz respeito ao sombreamento.

Bom! No final ocorreu tudo bem e foi mais um grande encontro do USK Fortaleza. Todos os ingredientes citados acima não seriam nada se não fosse a amizade que toca esse grupo (também gerenciado pelos colegas Lucas Forte, Fabrício Porto, Alesson Matos e Virna Leite), as ótimas conversas, trocas de experiência e descontração. Ainda por cima, quando não estava desenhando, pude contar com a companhia inestimável de minha família e de queridos amigos que nos acompanharam e nos acolheram durante essa breve estadia no Maciço de Baturité. 

É isso! Vida longa ao USK Fortaleza! 
Quem quiser nos acompanhar seguem os links de nossos canais:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...