Render NPR de ambientes internos com Photoshop e SketchUp


Em janeiro deste ano dei aulas para mais uma turma do curso de Especialização em Arquitetura de Interiores da Universidade de Fortaleza. Meu módulo, como já comentado em outras postagens, trata dos sistemas de representação gráfica aplicáveis aos projetos de arquitetura de interiores. Assim como nas outras turmas fizemos uma apanhado teórico que abordou um breve histórico da representação gráfica arquitetônica e alguns conceitos associados a ela tais como, composição fotográfica, teoria das cores e diagramação.

Depois desta primeira etapa fizemos uma atividade prática. Após algumas considerações sobre processos de Non Photo Realistic (NPR) Rendering, convidei os alunos a deixarem um pouco de lado os renderizadores mais usados no mercado (Vray, Lumion, Kerkythea e Su Podium) para que tentassem produzir pranchas de apresentação de projetos usando exclusivamente os recursos nativos (sem ajuda de plugins) do SkethUp e do Photoshop.

Não tive nenhuma intenção de questionar a qualidade dos softwares supramencionados e tão pouco de estimular que os alunos os abandonassem. O principal objetivo foi o de apresentar uma outra abordagem para a produção de imagens NPR dentro da qual temos que tratar parâmetros como, por exemplo, texturas e iluminação de uma forma menos automatizada. O outro objetivo foi de apresentar os conceitos de imagem digital de forma mais fundamentada e também os recursos de edição do Photoshop que podem ser aplicados em imagens pré renderizadas. Vejam alguns exemplos das pranchas produzidas. A primeira imagem acima é de minha autoria.







 





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...