Desenho de Observação Comentado - iPad + Procreate + Sketchbook Pro


Durante o 19º Encontro Urban Sketchers Fortaleza, fiz um desenho usando o iPad e o aplicativo Procreate. Esses recursos e técnicas já foram comentados em outras postagens. Uma semana após esse evento percebi que o aplicativo Sketchbook Pro da Autodesk tinha ganhado uma atualização que o deixou bastante similar à sua versão para desktop/laptop, da qual sou um usuário relativamente antigo (veja postagens relativas a ela clicando aqui). Sendo assim resolvi fazer uma experiência com esta nova versão para iPad e fiquei gratamente surpreso com o desempenho do aplicativo assim como com seu arsenal de ferramentas e nova interface. 



Em comparação ao Procreate, até então meu preferido, posso afirmar com muita segurança que o Sketchbook Pro tem ferramentas bem mais amigáveis e familiares ao trabalho do arquiteto e do designer. As ferramentas tipo caneta tem traços muito elegantes e os marcadores tem resultados gráficos bastante similares aos de seus correspondentes analógicos além do apoio da excelente paleta de cores da Copic, velha conhecida de arquitetos e designers. Podemos também somar a isso um conjunto bem poderoso de ferramentas de precisão que permite desenhar linhas, circunferências e elipses com exatidão até mesmo usando o modo de desenho à mão livre.

Interface do Procreate e desenho feito no local

Interface do Sketchbook Pro em modo tela cheia com paleta de cores da Copic ativada

Interface do Sketchbook Pro em modo normal

Assim como acontece com o Procreate, o aplicativo da Autodesk também permite a gravação de um vídeo acelerado do processo de desenho. Este vídeo com meus comentários sobre a técnica de desenho aplicada pode ser conferido abaixo. Espero que gostem!