Curso online: Aula 02 - Desenho de elementos lineares


Existem diversas áreas que usam o desenho como forma de diálogo e/ou como principal ferramenta de trabalho. Ele poder ser o intermediador dos processos, o objetivo final ou ambos. O uso da linha como elemento gráfico base é uma das características mais observadas nos desenhos produzidos por arquitetos e designers (especialmente designers de interiores e de produtos). Algumas características próprias destas profissões, assim como a facilidade de desenhar formas através de suas arestas principais, são algumas das razões desta preferência. 

Sobre isso é importante observar que a linha não existe no mundo real. Ninguém enxerga uma linha na borda de uma mesa ou no canto de um edifício. O que vemos é um elemento linear formado pela diferença de tonalidades entre duas faces que formam algum ângulo diferente de zero. Apesar disso, a representação dessas arestas através de um segmento de reta passa a informação de existência de um canto de forma rápida e convincente como pode-se perceber nos croquis mostrados nas imagens 1 e 2. Sendo assim, a linha é, na maioria dos casos, a preferida na hora de produzir desenhos de estudo e/ou de apresentação de projetos.

Na nossa segunda aula do curso Fundamentos do Desenho para Arquitetura e Design farei algumas considerações sobre o desenho de segmentos de reta. Também proporei exercícios para o desenvolvimento de algumas habilidades necessárias para a confecção de desenhos que usam a linha como seu elemento principal. Espero que gostem! Bom proveito a todos!

Para acessar a segunda aula do curso basta CLICAR AQUI.
Ainda não viu a primeira aula? Basta CLICAR AQUI.

Imagem 1 - Croquis de estudo para objetos do mobiliário. Fonte: Acervo do autor

Imagem 2 - Croquis de estudo para edifício institucional. Fonte: Acervo do autor