Desenhos de observação com iPad - 7 desenhos em 7 dias


Os colegas Urban Sketchers que participam dos grupos do Facebook constantemente criam correntes positivas com desafios que basicamente consistem em convidar algum artista a publicar seus desenhos de acordo com alguma regra. Em um desses desafios o colega arquiteto e Urban Sketcher de Goiás Fernando Simon, me convidou a fazer sete desenhos em sete dias e publicá-los na rede social do Mark Zuckerberg. Para atender ao chamado decidi fazer algo diferente.

O(a)s caro(a)s leitore(a)s do blog sabem que já venho há bastante tempo usando o iPad como instrumento de desenho. O meu aplicativo preferido para desenho de observação é o Procreate que permite, entre outras coisas, a gravação automática de um vídeo time lapsed do processo. Sendo assim, para atender ao convite e cumprir a tarefa, resolvi publicar esses vídeos no lugar dos desenhos. Nessa postagem então aproveito para mostrar as imagens estáticas dos desenhos produzidos naquela semana e falar um pouco sobre eles. 

Usei um iPad Pro de 9.7", a Apple Pencil e o já citado aplicativo Procreate. A técnica foi a mesma para todos, ou seja, ferramenta lápis para a base linear e a ferramenta marcador para as cores, ambas nativas do aplicativo, mas com alguns ajustes personalizados por mim. Todos os desenhos levaram em média 40 minutos para serem concluídos e optei por deixá-los com aspecto de croqui. Tentei não apagar nenhuma linha de construção para que o resultado final ficasse mais espontâneo. Fiz também um teste de impressão em todos eles e o resultado, na minha opinião, foi muito bom. A textura e a aparência geral dos elementos gráficos passam realmente a sensação de que o desenho foi feito à mão livre. Vocês podem conferir o material completo nas imagens abaixo. Espero que gostem! Valeu e até a próxima!