Desenho à Mão Livre Aplicado à Arquitetura - Desenhos dos alunos - Turma 8


Em janeiro/2017 aconteceu a oitava edição do meu curso sobre desenho à mão livre aplicado à arquitetura e urbanismo. Mais uma vez tivemos turma lotada e uma produção gráfica extremamente significativa que vocês poderão ver nos exemplos de desenhos mostrados abaixo. Mais uma vez deixei os alunos livres para escolherem entre aquarela, lápis de cor, pastel seco e/ou canetas marcador. 

As propostas de exercícios, semelhantes às já trabalhadas em outras turmas, foram divididas em três etapas. A primeira consistiu em trabalhar uma intervenção em uma praça através do desenho sobre foto. No segundo momento mostramos como usar o croqui no estudo das plantas e fachadas de um pequeno edifício residencial. Na última etapa do curso os alunos foram convidados a trabalhar uma perspectiva interna.

Processo de desenho de perspectiva sobre foto

Em todos os exercícios os recursos computacionais estiveram presentes. Não há sentido e nem necessidade em separar os dois processos.  Sendo assim, as bases volumétricas e desenhos CAD sempre foram usados como ponto de partida para otimizar o tempo e focar no acabamento artístico. Vejam um exemplo do processo na imagem acima. A sequência de confecção da perspectiva tomou como ponto de partida uma imagem do Google Street View seguida da marcação dos pontos de fuga e posterior aplicação das técnicas de perspectiva.

Vejam os desenhos dos alunos abaixo. Teremos uma nova turma em julho/2017!


Propostas de intervenção em praça a partir de desenho sobre foto

Proposta de intervenção em praça a partir de desenho sobre foto

Perspectiva interna - Emilly Melo


Estudos para edifício residencial - Amanda Bezerra


Estudos para edifício residencial -Lia Leitão




Perspectiva interna - Lara Alves

Perspectiva interna - Juliete Macêdo

Perspectiva interna - Amanda Bezerra