iPad e Procreate - Desenho de observação da Igreja de Aquiraz


Em janeiro de 2016 fiz mais uma experiência de desenho de observação usando o iPad e o aplicativo Procreate como ferramentas de trabalho. Como já estava na Praia do Japão (Condomínio Beach Place) para a virada do ano novo, aproveitei a manhã do dia 01/01 para ir até a praça central de Aquiraz, antiga capital do Ceará, para desenhar a Igreja Matriz de São José de Ribamar. Esse desenho também teve um objetivo muito especial. Queria que ele fizesse parte do livro Sketchers do Brasil como exemplo de desenho à mão livre em mídia digital. O livro foi lançado em abril durante o 1º Encontro Nacional Urban Sketchers Brasil.

A manhã daquele primeiro dia do ano estava bem ensolarada e isso sempre é um problema para os desenhos em tablets (usei nesse dia um iPad Air 2 + caneta Adonit Jot Pro). A luminosidade intensa diminui o contraste necessário à boa visualização dos elementos gráficos na tela. Tive que procurar um lugar bem sombreado, mas mesmo assim senti o desconforto visual. Como já comentei em outras oportunidades, tentei manter, apesar do uso do recurso digital, os procedimentos de desenho similares aos que faço em mídias tradicionais.

O aplicativo permite a gravação de um vídeo (veja abaixo) acelerado do processo. O que talvez chame mais a atenção é o momento de aplicação de cores. O uso de camadas facilita bastante o isolamento dos elementos permitindo mais precisão além da total eliminação dos problemas com manchas ou acidentes de percurso. Apesar disso vocês perceberão minha clara intenção de deixar a pintura tão espontânea quanto o traço. Sobre esse último item, percebam também a manutenção da camada do lápis. Prefiro que o resultado final do desenho seja o somatório de todas as camada mesmo podendo separá-las digitalmente.