My SketchUp - versão online do SketchUp disponível!


Desde que o SketchUp foi adquirido pela empresa Trimble várias novas versões do modelador 3D, que um dia já pertenceu à Google, foram lançadas. Apesar disso nenhuma dessas atualizações trouxe grandes alterações na sua interface e/ou ferramentas inovadoras. Na semana do dia 10/10/2016 finalmente tivemos uma novidade significativa. Foi disponibilizado o MySketchup, versão online do programa que pode ser acessado pelo endereço my.sketchup.com

Sabe-se que há uma tendência cada vez maior do uso da internet para rodar aplicativos. Já comentamos sobre isso quando apresentamos o FormIt da Autodesk (Clique aqui para ler a postagem).  Esse tipo de recurso depende de uma boa conexão com a rede e da compatibilidade do navegador com o aplicativo e é sempre importante lembrar que não podemos esperar que a performance das versões online seja a mesma das versões instaladas em computadores ou tablets, mas elas ajudam muito. A base de atração desse tipo de recurso é a mobilidade, ou seja, você pode acessar seus modelos onde quer que esteja bastando para isso que eles estejam na nuvem, mas temos que ter cautela pois é justamente aí onde entrará os custos de uso do aplicativo. A princípio todas as empresas oferecerão o app de forma gratuita e depois cobrarão alguma coisa para aumentar a capacidade de armazenamento e/ou dos recursos disponíveis.

Fiz um rápido teste com o MySketchUp e gostei muito da ferramenta. Realmente é uma ótima opção para modelagens pequenas e rápidas ou para apenas visualizar modelos mais complexos. A interface é muito limpa, bonita e fácil de entender e a considerei até melhor que a da versão para computador. No lado esquerdo você pode acessar as ferramentas de desenho, medição, edição e visualização. Na porção direita estão os recursos para aplicar estilos, materiais, criação e edição de camadas e cenas, aplicação de sombras, propriedades das entidades e inserção de componentes. No canto superior esquerdo o botão com três listras dá acesso a alguns recursos de gerenciamento de modelos e configuração de unidades. Como já era de se esperar nem todos os recursos da versão instalada estão disponíveis. Senti falta, por exemplo, da opção de personalizar materiais e estilos.

Fiz alguns prints do processo de teste e comentarei nas imagens abaixo. Recomendo que testem essa novidade da Trimble, mas devo alertar que ela ainda é considerada Beta, ou seja, está sujeita a falhas. Ela é bem fácil de aprender principalmente para quem já conhece o SketchUp. Cada vez mais acredito no uso da internet para produção de material gráfico profissional e essa versão do SketchUp vem colaborar ainda mais com essa tendência. Bom proveito!


Imagem 1

Veja na Imagem 1 o que talvez seja a primeira providência antes de começar a modelar. Através do botão de três listras localizado no canto superior esquerdo você terá acesso às configurações de unidade. Escolha metros e indique a quantidade de casas decimais que achar conveniente.

Imagem 2
Através da mesma aba você poderá acessar o botão para iniciar um novo desenho através de um template assim como acontece com a versão instalada. Veja na Imagem 2.

Imagem 3 - Caixa de diálogo para fazer upload de um modelo pronto.

Imagem 4
A Imagem 4 mostra a confecção de um retângulo e a caixa de diálogo para criação de grupos, componentes e outras edições. Assim como na versão instalada esse menu pode ser acessado através do botão direito do mouse. Os atalhos de teclado também funcionam. P para Pushpull, O para Orbit, Barra de Espaço para Select etc.


Imagem 5 - Painel de seleção e aplicação de estilos

Imagem 6 - Painel de busca e seleção de componentes





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...