FormIt 360 - Modelador online da Autodesk

Desde que comecei a investigar os aplicativos gráficos para iPad que avalio um pequeno modelador tridimensional da Autodesk chamado FormIt. Nos últimos meses a empresa, mais conhecida pelo famoso AutoCAD, vem investindo bastante nos programas para plataformas móveis tanto para o sistema IOS quanto para Android.


O FormIt, objeto dessa postagem, ganhou ferramentas de modelagem bastante intuitivas e, na sua versão paga, ele tem total integração com o Revit além de dispor de ferramentas de avaliação solar e energética entre outros recursos. Em termos de modelagem 3D talvez esse aplicativo não seja muito diferente do SketchUp, mas um detalhe me chamou atenção, sua versão online. Até onde minhas pesquisas alcançam me atrevo a dizer que esse é um dos primeiros modeladores profissionais capaz de rodar totalmente através de navegadores como o Chrome, Safari e/ou Firefox. Essa capacidade o coloca totalmente disponível para acesso em qualquer computador (desktop e laptop) com acesso a internet uma vez que os modelos já ficam salvos pelo login do usuário. É realmente muito útil, mas alerto que o consumo de dados é bastante elevado e há necessidade de alta velocidade na rede.

Modelo 3D a partir de croqui e menu com as opções de ferramentas da versão paga

O FormIt também tem disponibilidade de download para Windows, IOS e Android, mas mesmo nesses casos você será convidado a fazer login e armazenar seus modelos na nuvem da Autodesk (A360 Drive). Nas imagens dessa postagem você pode ver um modelo volumétrico que fiz na versão para iPad a partir de um croqui. O caro leitor observará que a imagem mostra a versão online aberta a partir do Chrome.

Não tenho dúvidas quanto ao uso de dispositivos móveis no trabalho de arquitetos e engenheiros seja nas fases de concepção ou, por exemplo, nas fases de acompanhamento de obra. Os visualizadores de modelos BIM, o próprio AutoCAD e o FormIt permitem que o profissional facilmente leve seus projetos para a obra, reuniões e onde mais for necessário o seu acompanhamento. Fica a dica!

Interface do A360 drive. Observe que a pasta FormIt está aberta com todos os modelos disponíveis.