Projeto de arquitetura de interiores com iPad


Recentemente fiz um projeto de arquitetura de interiores para a reforma de três ambientes de um apartamento. Sempre aproveito esses momentos da prática profissional para realizar algumas experiências relativas à alguma pesquisa que venho desenvolvendo no mundo acadêmico. Nesse caso resolvi fazer toda a parte de concepção e apresentação desse projeto através das ferramentas disponíveis no iPad.

Para o caso específico desse experimento executei toda a parte de criação (croquis) e de apresentação (planta, corte e perspectiva) exclusivamente no iPad. Por opção minha adotei, para a apresentação do projeto, desenhos com acabamento à mão livre e coloridos de forma mais artística. Tanto os estudos quanto os desenhos de apresentação foram feitos no aplicativo Procreate, mas, durante o todo o processo, recorri ao Autodesk FormIt e ao Concept (ambos para iPad) que me auxiliaram, respectivamente, na criação da base para a perspectiva final e da página A3 na escala desejada.

Observe nas imagens como foi o processo. Vale destacar a aplicação dos croquis de estudo nos planos do chão e da parede do pequeno modelo tridimensional feito no FormIt. Foi a partir deles que a base volumétrica da perspectiva foi gerada e posteriormente arte finalizada.

Os desenhos técnicos para obra foram terceirizados e feitos de maneira tradicional em CAD, mas as revisões e correções também foram feitas no iPad através dos arquivos PDFs das pranchas técnicas. As imagens abaixo ilustram todo o processo. O vídeo acelerado da confecção da perspectiva pode ser acessado clicando aqui.

Corquis de estudo da planta e dos cortes 
Montagem da perspectiva a partir de base 3D do Autodesk FormIt
Base volumétrica desenhada com a ferramenta perspectiva do aplicativo Procreate
Croqui de estudo da perspectiva - Ferramenta lápis do aplicativo Procreate

Perspectiva final - Ferramentas caneta e marcador do aplicativo Procreate

Prancha de apresentação - Ferramentas caneta e marcador do aplicativo Procreate

Prancha técnica e processo de revisão e correção
Prancha técnica final