1º Encontro Urban Sketchers Brasil - Curitiba/PR

Entre os dias 18 e 24 de abril de 2016 estive em Curitiba no Paraná para participar do 1º Encontro Urban Sketchers Brasil. O encontro foi extremamente bem sucedido graças a competência e a dedicação de profissionais apaixonados pelo desenho de rua. Para mim foi bastante proveitoso, divertido além de fonte de aprendizado e inspiração. Não me atrevo a comentar mais nada uma vez que todos os detalhes podem ser conferidos na página oficial do evento no Facebook (Clique Aqui). Lá vocês terão a real dimensão dessa imensa festa de desenhos e amizades. Nessa breve postagem apenas deixarei registrado minhas estratégias gráficas.

Os caros leitores que acompanham meu blog sabem que venho fazendo várias experiências com desenho digital via iPad, mas, para esse evento em especial, decidi que retornaria ao processo analógico. Separei um caderno Moleskine com papel próprio para aquarela, meu conjunto Caran D'ache de lápis de cor aquarelável, um pequeno estojo de tabletes para aquarela da Winsor&Newton e um pequeno pincel. Também levei algumas lapiseiras e canetas Micron 0.1 e 0.5.

Adotei uma única técnica para todos os croquis. Primeiramente decidi que seriam pequenos, rápidos e com traço bastante livre. Depois resolvi arriscar o uso da aquarela com tinta, técnica que eu nunca havia utilizado no desenho de rua. Acabei sentindo algumas dificuldades para achar alguns tons de cores e o pincel pequeno restringiu minhas possibilidades de acabamento, mas gostei dos resultados. Os desenhos ficaram com aspecto bem solto e com jeito de croqui urbano. Confiram o resultado nas imagens e espero que gostem!