Procreate e iPad - Do croqui ao desenho de apresentação - Parte 1


O iPad definitivamente se transformou na minha principal ferramenta de trabalho. Com ele preparo minhas aulas, faço meus desenhos de observação (Urban Sketchers), ministro conteúdos, dou explicações, recolho e avalio os trabalhos dos alunos e faço os estudos de meus projetos.

Durante as aulas da turma mais recente do meu curso (Desenho à mão livre aplicado à Arquitetura e Urbanismo) produzi os desenhos mostrados nessa postagem. Eles demonstram o processo de uso do desenho à mão livre para um pequeno projeto de um deck e piscina. 

O leitor perceberá, tanto nos desenhos quanto no vídeo, que o processo inicia em croquis muito rápidos (desenhos de investigação), feitos a partir de uma malha, que vão se transformando em desenhos de apresentação na medida em que o projeto vai tomando formas mais definitivas. O cenário atual deixa muito claro que as ferramentas BIM e os modeladores tridimensionais ganharam grande importância no desenvolvimento de projetos, mas antes que elas entrem em cena, acredito que o risco inicial é fundamental.

Esses primeiros traços, que provocam reflexões e que definirão o partido arquitetônico do seu projeto, são, no meu modo de pensar, um dos principais responsáveis pela qualidade e personalidade de um projeto. Vejam o vídeo clicando aqui ou nos desenhos mostrados abaixo. Espero que gostem!


Croquis iniciais em base de malha na escala de 1:50
Croquis coloridos


Base linear do desenho de apresentação


Desenho de apresentação colorido