Dica SketchUp - Estudo e modelagem de cobertas


As soluções de cobertas que usam o método das bissetrizes sempre trouxeram algum tipo de dor de cabeça aos estudantes de arquitetura. Esse processo, que usa basicamente a geometria plana, é o responsável pela correta disposição dos principais elementos de uma coberta a partir de uma poligonal qualquer.

A organização espacial, conseguida a partir da solução em projeção horizontal, deve garantir o perfeito encaixe dos elementos construtivos (planos de telhas, rincões, espigões e cumeeiras), o correto escoamento da água além do correto posicionamento dos elementos supracitados. Você pode saber mais detalhes sobre a modelagem de cobertas no meu livro (Clique aqui).

Existem alguns plugins para SketchUp que possibilitam a construção de telhados de forma automatizada, mas eu não sou muito favorável a eles. Acho sempre um pouco perigoso condicionar uma solução projetual que, no meu entendimento deve ser do domínio do arquiteto, a um sistema automatizado. Sendo assim, acho melhor explorar as ferramentas nativas do próprio SketchUp para me auxiliar na otimização de um trabalho, mas mantendo o meu domínio sobre o processo. Isto posto, quero deixar claro que não tenho nada contra esses recursos (plugins), essa é apenas a minha preferência e o leitor, obviamente, tem total direito de discordar.

vídeo aula dessa postagem, por exemplo, demonstra um método rápido de modelagem volumétrica de uma coberta a partir de um croqui inicial de estudo. Você observará que ele é muito fácil de executar e perfeitamente adaptável a diversas situações. Espero que gostem!

Clique na imagem para ver a vídeo aula