Desenhando pelo centro de Fortaleza


No final de semana do dia 16/11/2013 eu, minha esposa e sua família fomos mais uma vez fazer um passeio pelo centro de Fortaleza. Gostamos muito de lá embora o período natalino tenha deixado as ruas e calçadas mais caóticas, além dos vários problemas que parecem cada vez mais ignorados pelo poder público municipal. Enquanto o grupo cuidava de seus afazeres eu parava para desenhar. Consegui capturar o Edifício Raul Barbosa, o prédio do antigo "BEC dos Peixinhos" que, para mim, são dois ícones arquitetônicos da nossa cidade e também desenhei um trecho da escadaria da Galeria Pedro Jorge.

 



Durante o desenho do primeiro prédio, atual Sede da Justiça Federal e antiga Sede do Banco do Nordeste, tive a surpreendente companhia de um morador de rua que pediu para não ser identificado. O figura falou sobre tudo. Reclamou da cidade, falou que já tinha dado uns conselhos para a Presidenta Dilma e, como não poderia deixar de ser, deu pitacos arquitetônicos sobre o edifício. Também disse que a bela escultura de Sérvulo Esmeraldo localizada na calçada da entrada principal deveria ser azul e não branca. Achei muito interessante ouvir aquele cidadão que habita sua cidade da maneira mais precária que um ser humano pode fazer criticando-a em suas dimensões arquitetônica e urbana. Lamentavelmente essa mesma cidade não lhe dá condições de moradia digna, mais um ponto negativo para nossa gestão municipal.

O segundo desenho mostra a atual Sede do Bradesco, antiga Sede do Banco do Estado do Ceará. Ele possui um espelho d'água frontal à sua fachada principal que era habitado por peixes e que um dia já foi (não sei se hoje ainda é) atração e diversão garantida para as crianças (eu inclusive) que passavam por ali. Por causa disso é conhecido até hoje como "BEC dos Peixinhos". Pelo menos esse patrimônio o Bradesco não tomou. O terceiro desenho é da desconfortável e perigosa escadaria da Galeria Pedro Jorge onde fica a Galeria do Rock de Fortaleza. A loja, especializada no gênero musical, mostrada na foto, é nossa favorita e tem um acervo excelente para quem gosta desse tipo de música. 

Bom! Como vocês já devem ter percebido em outras postagens, o centro de nossa cidade sempre terá assunto para desenhar e comentar. Até a próxima!

Fachada frontal e lateral do BEC dos Peixinhos

Escadaria na Galeria do Rock