Desenho de Observação - Turma de 2013.1


Olá! Voltamos com mais uma postagem para mostrar alguns trabalhos dos meus alunos de desenho de observação do semestre 2013.1. Como de costume adotei um sistema de avaliação que tentou dar prioridade à produção, em sala de aula, ao longo de todo o período evitando a aplicação de provas. As tarefas foram aumentando seu grau de dificuldade progressivamente até chegarmos ao desenho de edifícios razoavelmente complexos como esses mostrados ao lado. Nesse semestre usei duas fotos de referência de obras de dois grandes arquitetos: Luis Barragan e Álvaro Siza.

A sequência abaixo mostra o primeiro e o último desenhos feitos no semestre depois de aproximadamente quatro meses de aulas. Em ambos os casos não houve participação minha. Todos tiveram que fazer o desenho com o conhecimento que tinham no início e no final do semestre respectivamente.

É sempre muito interessante observar a evolução. Aspectos bem básicos como enquadramento, orientação (retrato ou paisagem) do desenho na folha nem existiam nos primeiros desenhos. Talvez o item que mais apresenta evolução é o uso da perspectiva de um ponto de fuga. A maioria chega sem nenhuma noção dessa técnica e demonstra um domínio bem razoável no final. Vejam os desenhos. As turmas estão todas de parabéns!