Croquis de Arquitetura com iPad


Todo semestre faço um pequeno projeto residencial unifamiliar fictício com meus alunos da UNIFOR na disciplina Técnicas de Representação I. O objetivo principal é introduzir a turma nos conceitos do desenho arquitetônico. Sempre inicio os trabalhos apresentando croquis das plantas dos dois pavimentos da residência, além de sua planta de coberta. Nesse semestre 2013.2 resolvi experimentar a execução desses croquis no iPad usando o aplicativo Procreate. O processo usado foi o seguinte:

Para trabalhar em escala tomei partido de uma antiga técnica que aprendi ainda quando estudante de arquitetura, mas que é muito simples e eficiente: o uso do papel milimetrado (em versão digital). Na verdade, no ambiente virtual, não precisamos nos preocupar em determinar em qual escala o desenho ficará. Nossa preocupação deve focar na manutenção da proporção. Depois de feito você pode adaptar seu desenho para uma escala conhecida (1:50, 1:100, 1:75, etc) usando qualquer editor de imagens e uma referência dimensional.


Planta baixa finalizada

As imagens  mostram um pouco do processo. Primeiro fiz croquis bem rápidos como estudo usando a ferramenta que simula lápis e depois uma versão mais refinada usando as ferramentas que simulam canetas e marcadores. Apesar de um certo desconforto por causa do tamanho da tela eu fiquei bem satisfeito com o resultado e com o modo como o equipamento e o software se comportaram. Vejam os desenhos finalizados abaixo.

Croqui de estudo da planta do pavimento superior

Planta do pavimento superior finalizada

Planta de coberta finalizada