SketchUp 2013 praticamente igual a versão 8.0


Finalmente, depois de longo período, a Trimble (leia sobre a compra do SketchUp) resolveu lançar sua versão do SketchUp. Acabei de instalar a versão gratuita e, como é de costume, você ganha o "privilégio" de testar, por oito horas, todos os recursos da versão paga do produto que agora se chama SketchUp 2013.
A versão gratuita passou a se chamar Sketchup Make como vocês podem ver na imagem mostrada abaixo. Assim que você entrar no programa e começar a usar perceberá pequenas alterações de design que, para mim, serviram muito mais para marcar a presença da Trimble no produto, ou seja, são somente maquiagem.

Até onde pude avaliar não percebi alterações significativas na estrutura global do programa e nem no modo de operação. A interface e os menus não mudaram e nem a ordem geral das ferramentas, as caixas de diálogo estão iguais assim como as opções de configuração, não há grandes novas ferramentas e, na minha opinião, o aspecto dos ícones piorou. As mudanças mais expressivas parecem que ocorreram no programa Layout (usado para criação e gerenciamento de pranchas) que ganhou mais robustez e apresenta algumas novidades, mas a interface geral do programa se manteve a mesma da versão 3.0. Outra coisa que chamou minha atenção foi o Extension Warehouse (veja imagem abaixo) que permite o gerenciamento e download de extensões ao programa.

Bom! A notícia causou uma certa decepção aos usuários e também a mim, mas não posso deixar de comentar que pelo jeito meu livro ainda continuará pertinente por um tempo. Quando o escrevi fiz para que não focasse somente no software e sim nos processos de uso do programa no projeto de arquitetura. Dessa forma acho que consegui que ele pudesse sobreviver à algumas versões do programa e, pelo visto, posso deixar meus leitores tranquilos em relação à essa versão 2013.

Como recomendação posso afirmar com segurança que não vale tanto a pena migrar para a nova versão. Vamos aguardar e ver se a comunidade de usuários encontra novidades relevantes e se o programa se comporta bem ao longo do tempo e com arquivos pesados. Até a próxima!

Caso você opte por instalar o programa para uso pessoal o produto passa a se chamar SketchUp Make o novo nome para a versão gratuita. Essa caixa de diálogo praticamente não mudou.

Uma das boas mudanças é o Extension Warehouse que permite o download de novas ferramentas para o programa
Layout praticamente manteve a interface da versão 3.0


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...