Desenho arquitetônico com CAD


Oi pessoal! Há um tempo atrás fiz uma postagem apresentando o programa Draftsight e mostrando como ele poderia substituir o AutoCAD de forma eficiente e o melhor, gratuita. Dando continuidade ao estudo e uso do programa preparei várias aulas mostrando como desenhar uma pequena residência térrea desde sua planta baixa até sua impressão final. Na verdade os vídeos tratam muito mais do desenho arquitetônico do que do programa. É importante que o estudante e o profissional saibam que apesar dos programas de modelagem tridimensional parametrizada como ArchiCAD e Revit estarem cada vez mais presentes na produção gráfica arquitetônica, ainda é extremamente importante o aprendizado do desenho técnico arquitetônico em projeção bidimensional.

O fato é que esse tipo de desenho e as suas técnicas ainda são e ainda serão muito usadas na produção de projetos e na formação dos futuros arquitetos. Vale lembrar que os próprios softwares citados usam esse tipo de representação. Me preocupa um pouco os que pregam o uso exclusivo desse tipo de sistema (B.I.M.) no aprendizado do projeto de arquitetura. Fico me questionando como um estudante que nunca desenhou ou aprendeu os conceitos sobre plantas, cortes e fachadas poderá avaliar seu modelo tridimensional parametrizado e assim julgar se as seções e projeções geradas por ele estão realmente representadas corretamente ou mesmo se sua construção virtual está correta. Seguindo esse raciocínio também me pergunto que tipo de modelo 3D será feito por estudantes/profissionais que não sabem como um edifício é construído já que esses sistemas requerem extremo conhecimento técnico-construtivo. Fica a dica para o debate.

A primeira parte dos vídeos mostrando a confecção da planta baixa pode ser vista abaixo. Em breve estarei postando os vídeos que explicam como desenhar os cortes. Bom proveito!


Desenho de uma pequena planta baixa