Croquis e Sketchbook Pro - Desenho de ambiente urbano


Olá! Voltamos com mais um vídeo sobre desenho de perspectivas com um ponto de fuga principal. Desta vez vamos construir um ambiente urbano imaginário. Como vocês puderam ver na postagem anterior estou testando o Sketchbook Pro da Autodesk como base para a montagem da perspectiva. No vídeo e nas imagens mostradas abaixo vocês poderão perceber os seguintes procedimentos:

1. Primeiro foi montada a volumetria básica do conjunto tomando como referência a escala humana. Vejam o passo a passo no vídeo mostrado no final da postagem.


2. Em seguida os volumes, ruas e algumas marcações foram destacados e o resultado impresso.


3. Tomando o desenho mostrado acima como base fiz um esboço inicial marcando as divisões dos pavimentos dos edifícios e algumas escalas para as árvores e pessoas.



4. Finalmente o desenho foi finalizado a lápis e escaneado. Perceba que neste momento os edifícios ganharam detalhes e algumas alterações na sua volumetria inicial. Este é o momento mais bacana, quando seu traço interfere no espaço desenhado.


5. O desenho foi levado para o Sketchbook Pro onde usei as ferramentas que simulam marcadores para a pintura. O detalhe interessante é que o desenho nasceu nesse programa, passou por uma etapa intermediária de desenho à mão livre e retornou ao software para a pintura.


Para esse processo usei um Macbook Pro Intel Core 2 Duo 2.53 Mhz com 4Gb (não é nenhuma super máquina, mas como todo Mac, é muito estável) com uma tablet Wacom Bamboo Small que não é boa para desenhar à mão livre, mas é suficiente para pintura digital. No desenho a mão usei lapiseiras 0.5 e 0.7 tanto para os traços quanto para as sombras. Vejam o vídeo da montagem! Até a próxima!