Dica SketchUp! Sobre a versão PRO


O SketchUp foi desenvolvido por uma empresa chamada @Last Software. Depois de sua terceira versão a Google comprou os direitos sobre o programa e passou a disponibilizar duas versões sendo uma gratuita e outra paga. Essa última passou a se chamar Google Sketchup Pro. Muitos profissionais conseguem produzir seus projetos com bastante eficiência usando somente a versão gratuita e muitas vezes desconhecem as vantagens da outra. No meu livro defendo que o Google Sketchup Pro, além de um poderoso modelador tridimensional, também é uma excelente ferramenta de auxílio na concepção e desenvolvimento de projetos.

O vídeo abaixo, da Google, mostra uma visão geral dos recursos da versão PRO e deixa bastante claras as potencialidades da mesma. Ultimamente tenho orientado meus alunos a tentarem, em pequenos projetos, usar o Sketchup tanto na concepção (após os estudos de croquis) como no seu detalhamento, mas tomando sempre muito cuidado com a precisão do modelo. A dica é começar com alguma coisa bem simples. Se você, por exemplo, está fazendo um projeto de uma peça específica de mobiliário como o armário mostrado na postagem anterior, tente detalhar os elementos usando as ferramentas de criação de cenas, cotas e textos do programa e tente gerar os cortes, plantas e elevações usando a ferramenta Section Plane. Experimente também usar, juntamente com as tradicionais projeções ortogonais, projeções cônicas e/ou paralelas em perspectiva. Essas perspectivas podem, inclusive, estar cotadas e com textos de especificação.

Bom! Você pode encontrar mais detalhes do uso desses recursos em meu livro, mas fica o convite para tentar mudar seus processos de confecção de projeto. Não deixem de ver o vídeo. Até a próxima!