Croquis e Roberto Burle Marx


No final de semana do dia 16/7/11 eu e minha esposa atendemos ao gentil convite do seu tio, o engenheiro agrônomo Ricardo Marinho e de sua esposa, para uma breve visita à sua casa localizada na praia da Taíba, litoral oeste do Ceará. O curto tempo que passamos lá não poderia ter sido mais produtivo e prazeroso. Além das várias conversas sobre arquitetura e paisagismo, do bom vinho e da ótima comida ainda tivemos o privilégio de conhecer obras do paisagista Roberto Burle Marx que era amigo de nossos anfitriões.

A casa, excelente projeto do arquiteto José Porto, é belamente decorada com materiais de demolição e com várias obras dos dois paisagistas. Inspiração não faltou para produzir vários desenhos. O primeiro mostra o magnífico painel feito por Burle Marx localizado no jardim interno da sala de estar. É claro que não me arrisquei a tentar representa-lo e preferi fazer a montagem que vocês podem ver acima. Mais à direita (na mesma perspectiva) outra montagem com um quadro do mesmo autor.



Outro elemento que chama a atenção na residência é uma bonita porta que foi aproveitada de outra edificação e adaptada com treliças laterais. A porta, cuja pintura é também de autoria de Burle Marx, dá acesso à varanda mostrada na perspectiva externa acima. Ela tem vista para o jardim projetado por Ricardo Marinho. Vejam o desenho detalhado da varanda na perspectiva mostrada abaixo.



No domingo, após o almoço no restaurante Le Petit, ainda tivemos tempo de visitar rapidamente o Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante onde fiz alguns rápidos croquis de alguns elementos da vegetação. Eles são mostrados a seguir juntamente com outro desenho feito ainda na casa da Taíba. É isso! Agradeço nossos anfitriões pela agradável estadia e espero ter outras oportunidades de fazer registros gráficos tão valiosos.