Desenhos de viagem - Parte 2


Continuando com os desenhos feitos em minha última viagem, aqui você pode ver dois detalhes do belo Gran Café Tortoni, tradicional café argentino cujo edifício data do século XIX. Este lugar, além da exuberante decoração e cardápio, foi muito bem frequentado por figuras como Carlos Gardel e Jorge Luis Borges. Eu já conhecia o local então aproveitei a parada que fizemos para um lanche deixando a máquina fotográfica de lado e me dedicando ao desenho mostrado abaixo. O interior do café é muito rico em detalhes, dessa forma, seria inviável desenhar alguma perspectiva interna.






Optei por registrar graficamente o lustre que estava a minha frente e o detalhe do balcão que estava ao meu lado. Não tenho costume de postar fotos minhas, mas minha esposa registrou o momento em que eu estava desenhando e achei uma boa idéia colocar aqui. A curiosidade ficou por conta do simpático garçom que aparece na foto e que acompanhou todo o processo. Segundo seu depoimento, o desenho ficou "muy bueno".

O segundo desenho foi feito na Galeria Pacífico. Eu particularmente não gosto de visitar shoppings durante viagens, mas esta galeria realmente vale a pena. O shopping fica dentro de um belíssimo edifício antigo e preserva tanto suas fachadas quanto os detalhes internos. O local também abriga o Centro Cultural Borges. Em 2008, quando também estivemos por lá, pudemos apreciar belas exposições de arte. O desenho é da estrutura metálica que proporciona iluminação zenital ao local. Ela é muito complexa e tive pouco tempo para desenhar, mas gostei do resultado.


O último desenho foi resultado do cancelamento de nosso vôo para San Carlos de Bariloche. Com a remarcação do vôo para duas horas depois do previsto sobrou bastante tempo de aeroporto e acabei desenhando uma pequena perspectiva da cafeteria onde fizemos um lanche. Observe a grande fila discretamente representada no canto direito do desenho. Também gostei do resultado. Achei que ficou bem solto e com a composição razoavelmente bem resolvida. A técnica foi a mesma nos três desenhos. Base de lapiseira e depois Unipin 0.1 sobre papel texturizado.