Desenhos de viagem - Parte 1


Em Dezembro/Janeiro estivemos passeando pelo sul do nosso continente. Visitamos mais uma vez Buenos Aires além de Bariloche, Peulla, Puerto Varas e Santiago. Resolvi seguir o exemplo de alguns colegas e a filosofia dos "Urban Sketchers" e levar, além da máquina fotográfica, meu caderno de croquis e alguns poucos materiais de desenho.
Na verdade estava munido somente de uma Caran D'Ache 1.8 e duas Unipins 0.1 e 0.3 além de uma borracha de goma que acabei perdendo em um dos momentos de desenho. O desafio foi executar os croquis com velocidade compatível ao tempo disponível pra tanto pois não podia abusar da paciência de nosso grupo de amigos em esperar que o desenho ficasse pronto.



Desta forma usei os momentos em que estávamos bebendo alguma coisa ou comendo. Vocês perceberão que as cenas desenhadas não são turísticas. Na verdade são as cenas que, na minha interpretação, dariam bons desenhos enquanto degustávamos uma cervejinha ou algum prato local.



Esses dois primeiros foram feitos no bairro La Boca em Buenos Aires onde se encontram o Caminito e o famoso estádio La Bombonera do Boca Juniors. O bairro é bastante peculiar. Fica na periferia de Buenos Aires e é de ocupação italiana. Suas edificações são feitas por restos de material naval, telhas, lata entre outros. Isso as torna bastante interessantes plasticamente pois são muito coloridas e ricas em formas, mas também deixa claro a situação de pobreza local.

Na parte mais turística, como a famosa rua Caminito, não se percebe tanto que o bairro tem características de cortiço, mas eu e minha esposa (em outra visita que fizemos em 2008) nos atravemos a caminhar um pouco mais acompanhando o trilho do trem e testemunhamos a situação real do local que mesmo assim não deixa de provocar curiosidades quanto ao modo como àquelas construções foram se configurando.

Quanto à técnica de desenho: lapiseira sobre papel texturizado e depois acabamento em nanquim descartável 0.1. Não fiz edições posteriores. O desenho é realmente o retrato do que tive condições de representar e no tempo disponível para tal. Aguardem mais desenhos!