29th World Wide Sketch Crawl Day


Hoje, 16/10/2010 aconteceu mais um dia internacional de maratonas de desenho de rua. Nos dirigimos primeiramente para Messejana na intenção de desenhar a igreja local, mas percebi uma cena mais interessante.

Um senhor observava o tempo passar apoiado em um carrinho cheio de banquinhos, plásticos, garrafas, elásticos e diversas outras coisas. Aí pensei, que tal desenhar esta cena de forma rápida e sem dar muita atenção aos detalhes? Foi o que tentei fazer além de também adotar um tema que foge da minha preferência que sempre acaba girando entre a arquitetura e os ambientes urbanos.




Durante toda a manhã, escolhi algumas cenas populares como vocês podem observar. Dessa forma fiz o desenho da casinha/comércio que fica localizada no município do Euzébio e do pequeno bar que fica ao lado da igreja matriz de Aquiraz. Os três desenhos foram feitos, cada um, em aproximadamente 15 minutos usando lápis 2B sobre papel texturizado. Em casa resolvi experimentar um acabamento em lápis pastel preto (Koh-I-Noor "Gioconda" 12) cujo resultado você vê nesta postagem.  É sempre uma experiência interessante condicionar seu desenho ao tempo. As proporções podem acabar apresentando algum problema, mas em compensação você aguça sua capacidade de observação além de exercitar o poder de estilização.



Gostei muito desse último desenho mostrado na postagem. Os outros dois estavam melhores antes de aplicar o lápis pastel. Acho que não consegui mensurar a escala do desenho com o tipo de instrumento e muitos elementos foram perdidos. Usar um instrumento, uma mídia e um tema novos sempre requer estudo e aperfeiçoamento da técnica. Nada que a prática não resolva. Até a próxima!