Rua Floriano Peixoto em 1935


O desenho mostrado nessa postagem é uma pequena homenagem à Fortaleza. Ele foi feito a partir de uma foto da esquina da Rua Floriano Peixoto com a Rua São Paulo no ano de 1935. A foto está no livro Ah, Fortaleza! 1880 - 1950. 

Ela retrata uma época quando nossa capital experimentava intenso crescimento (ainda advindo das riquezas do cultivo do algodão) e cujo centro fervilhava com um intenso comércio e intensa atividade cultural e intelectual.


Localizadas no bairro Centro, são ruas tradicionais da nossa capital e abrigam, hoje em dia, importantes edifícios de valor histórico como o atual Museu do Ceará (antiga Assembléia Provincial), o condomínio Sul América e o antigo Palacete Ceará sendo os dois últimos já desenhados e mostrados neste blog.

O desenho foi feito com base de lápis e arte final em caneta nanquim descartável 0.05 sobre papel texturizado. Aproveitei para fazer uma experiência usando pastel seco em sepia já que a foto é em preto e branco e eu não tinha informações sobre as cores dos edifícios na época. Gostei do resultado final, mas o escaneamento acabou revelando mais textura do que realmente existe no desenho original.