Dica SketchUp: Organizando o desenho com Outliner


Qualquer programa profissional de desenho deve possuir recursos que permitam a organização dos elementos que fazem parte do modelo. Recursos como camadas e grupos, presentes, por exemplo, no Corel Draw e no Adobe Illustrator ajudam a maximizar processos e a minimizar problemas.

Essas ferramentas também podem ser encontrados no SketchUp e são extremamente úteis e necessárias. É importante que o usuário tenha em mente que,  independente da complexidade dos modelos tridimensionais, é sempre indispensável organizá-los em camadas, grupos e/ou, no caso do Sketchup, em componentes.

Figura 2 - Outliner ativado
Para gerenciar estes elementos existe um recurso, que não é tão conhecido, mas que é muito eficiente e fácil de ser usado chamado Outliner. Ele pode ser encontrado no menu Window. Na figura 1 você vê um modelo 3D bastante simples que possui um grupo formado por mais dois grupos (pirâmide e tronco de pirâmide) e um componente formado por dois grupos de prismas. Na figura 2 perceba que o Outliner foi ativado. Na caixa de diálogo você verá um diagrama no qual o componente e o grupo são mostrados e assim como suas ramificações nos subgrupos.

Figura 3 - Organização do modelo
Você poderá, a qualquer momento clicar em qualquer um dos nomes para imediatamente selecionar os elementos do seu modelo 3D. Veja que o Outliner permite acesso direto aos subelementos como mostrado na figura 3. É importante lembrar que o Outliner será mais eficiente se você nomear os grupos. Veja também na figura 3 a caixa flutuante Entity Info (menu Window) indicando que o grupo selecionado chama-se Prisma1 e encontra-se no Layer 0.

Tenho certeza que a organização dos modelos não é a parte mais divertida do processo, mas também posso afirmar com total segurança que seu trabalho será muito mais profissional na medida que sua modelagem for mais organizada. Bom trabalho!