Dica SketchUp: Organizando o desenho com Outliner


Qualquer programa profissional de desenho deve possuir recursos que permitam a organização dos elementos que fazem parte do modelo. Recursos como camadas e grupos, presentes, por exemplo, no Corel Draw e no Adobe Illustrator ajudam a maximizar processos e a minimizar problemas.

Essas ferramentas também podem ser encontrados no SketchUp e são extremamente úteis e necessárias. É importante que o usuário tenha em mente que,  independente da complexidade dos modelos tridimensionais, é sempre indispensável organizá-los em camadas, grupos e/ou, no caso do Sketchup, em componentes.

Figura 2 - Outliner ativado
Para gerenciar estes elementos existe um recurso, que não é tão conhecido, mas que é muito eficiente e fácil de ser usado chamado Outliner. Ele pode ser encontrado no menu Window. Na figura 1 você vê um modelo 3D bastante simples que possui um grupo formado por mais dois grupos (pirâmide e tronco de pirâmide) e um componente formado por dois grupos de prismas. Na figura 2 perceba que o Outliner foi ativado. Na caixa de diálogo você verá um diagrama no qual o componente e o grupo são mostrados e assim como suas ramificações nos subgrupos.

Figura 3 - Organização do modelo
Você poderá, a qualquer momento clicar em qualquer um dos nomes para imediatamente selecionar os elementos do seu modelo 3D. Veja que o Outliner permite acesso direto aos subelementos como mostrado na figura 3. É importante lembrar que o Outliner será mais eficiente se você nomear os grupos. Veja também na figura 3 a caixa flutuante Entity Info (menu Window) indicando que o grupo selecionado chama-se Prisma1 e encontra-se no Layer 0.

Tenho certeza que a organização dos modelos não é a parte mais divertida do processo, mas também posso afirmar com total segurança que seu trabalho será muito mais profissional na medida que sua modelagem for mais organizada. Bom trabalho!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...