Dica SketchUp - Você sabe dimensionar imagens?


Hoje vamos falar sobre um problema bastante fácil de ser resolvido, mas que muita gente não dá muita atenção na hora de criar uma imagem digital, o dimensionamento.

Todos sabem que qualquer imagem digital é composta por pixels e que a quantidade deles em relação à dimensão física da imagem determinará se a mesma é ou não adequada para determinadas mídias. Na figura abaixo você percebe, por exemplo, uma imagem perfeitamente dimensionada para ser visualizada na tela de um computador e, em destaque, uma parte da mesma imagem inadequadamente dimensionada. A inadequação fica evidenciada pela "pixelização", ou seja, pela exposição dos elementos básicos (pixels).



O segredo para que você não tenha esse tipo de problema tanto em mídias eletrônicas quanto impressas está em determinar, antes de gerar a imagem, qual o objetivo da mesma. Siga os exemplos a abaixo:
Objetivo 1: Imprimir com qualidade fotográfica - Resolução recomendada: 300px/pol ou 120px/cm.
Objetivo 2: Imprimir com qualidade de desenho - Resolução recomendada: 250px/pol ou 100px/cm.
Objetivo 3: Visualizar em tela de computador ou datashow - Resolução recomendada: 96px/pol ou 38px/cm.

Com estes números em mãos você deverá agora determinar qual a dimensão física da imagem. Vamos partir da seguinte situação: você deseja imprimir uma perspectiva semelhante a da imagem inicial da postagem numa folha de formato A3. Perceba que a imagem tem acabamento não fotorrealista e portanto só precisará de qualidade "de desenho". Retirando as áreas destinadas a carimbos e margens vamos supor que sua imagem ficasse, em sua maior dimensão, com 34cm. Dessa forma, multiplique a resolução indicada pela maior dimensão da imagem. Nesse exemplo você terá 3.400 pixels (34cm X 100pixels/cm).


No Sketchup, vá ao menu File - Export - 2D Graphic e escolha a opção JPG  (não é a mais adequada, mas é a mais fácil de manipular) para gerar a sua imagem. Indique onde o arquivo será salvo e clique em Options como mostrado na segunda imagem. Na caixa de diálogo Export JPG Options desmarque a opção Use View Size e em Width informe os 3400 pixels desejados. Veja que o Sketchup calculará a outra dimensão. Deixe Anti-alias marcado e em JPEG Compression use a melhor qualidade. 

Pronto! Sua imagem está corretamente dimensionada para ser impressa com os 34cm. Caso você use esta imagem em programas como Corel Draw ou AutoCAD e tiver que ajustar o seu tamanho não esqueça de deixá-la na dimensão para a qual a quantidade de pixels foi calculada. Proceda sempre assim e você nunca terá problemas com imagens sub ou super dimensionadas.