Dica SketchUp: Sombras de vários focos de luz


Olá! Estou inaugurando um novo informativo do nosso site. Periodicamente serão dadas algumas dicas sobre o uso do Sketchup nas representações gráficas aplicadas ao projeto arquitetônico.

Vejam a imagem abaixo. Ela simula vários focos de luz em um pequeno prisma e foi gerada usando somente o Sketchup e um editor de imagens chamado Gimp, mais conhecido como a versão opensource do Photoshop. Vamos ver rapidamente como foi feito. Primeiro você deverá criar, no Sketchup, quatro cenas idênticas do mesmo modelo (menu: View - Animation - Add Scene). Aplique, em três delas, diferentes posições de sombras e retire qualquer informação de cor ou textura (menu: Edit - Face Style - Monochrome)

Na última cena aplique texturas a sua escolha. Não esqueça de gravar as alterações nas cenas (update). Depois exporte cada uma delas como uma imagem (jpg, png, tiff, etc) com exatamente a mesma quantidade de pixels como mostrado na Figura 2. Caso você queira imprimir o desenho não esqueça de informar a quantidade de pixels necessária usando a relação de pelo menos 120 pixels por centímetro.

Figura 2 - exportação das imagens
Cada cena será exportada para um arquivo diferente. Dei os seguintes nomes aos arquivos: Sombras1.jpg, Sombras2.jpg, Sombras3.jpg e Cores.jpg. No Gimp você deverá ir no menu File e selecionar a opção Open As Layers. Os quatro arquivos serão usados como camadas perfeitamente sobrepostas. Selecione as camadas das sombras e aplique o efeito Multiply como mostrado na figura 3. 
Figura 3 - camadas no Gimp e efeito Multiply

Depois ajuste a opacidade das camadas das sombras de acordo com suas necessidades. Caso queira suavizar as sombras aplique, em cada uma das camadas, um filtro de desfoque gaussiano (menu: Filter - Blur - Gaussian Blur). Para melhorar as cores faça uma cópia da camada que as contém e aplique o efeito Multiply nessa cópia. Veja o resultado na figura 4.

Até a próxima dica!