Representação Gráfica em Projeto Paisagístico


Na segunda quinzena de abril tive o prazer de ministrar um módulo prático do curso de Especialização em Paisagismo da Universidade de Fortaleza. O nome da disciplina é Representação Gráfica em Projeto Paisagístico. Lancei a proposta de trabalharmos técnicas que não envolvessem grandes investimentos em equipamentos e softwares, que fosse acessível a todos e que tivesse um alto grau de personalização.

Optei então por uma técnica mista que usava recursos do desenho a mão livre e do desenho digital. Depois de algumas aulas teóricas fizemos um primeiro atelier onde os alunos foram apresentados às técnicas de desenho e foram orientados a produzir uma coleção de elementos gráficos que depois poderiam ser usados em um modelo tridimensional virtual.
 


Uma das coisas mais bacanas do módulo foi ver profissionais das mais diversas áreas (engenharia, biologia, agronomia, e outras) que não tinham nenhuma experiência com desenho (manual ou digital), perdendo o medo do papel em branco e, com um pouco de orientação, percebendo que são capazes de desenhar. Alguns destes desenhos são mostrados aqui.



Foram produzidos quase 250 desenhos que posteriormente, no atelier sobre Sketchup, foram transformados em componentes (o equivalente aos conhecidos "blocos" dos programas CAD). Neste segundo momento foram apresentadas as ferramentas de modelagem e de renderização não fotorrealista do Sketchup e como estas se adequavam muito bem com os desenhos confeccionados. As duas perspectivas mostradas acima são alguns exemplos do resultado final. Fiquei extremamente satisfeito com a produção da turma e com os trabalhos finais. Parabéns a todos!