Porto do Mucuripe


O desenho acima mostra um trecho da área portuária de Fortaleza. Um pouco mais a esquerda encontra-se o Porto do Mucuripe. Esta região, assim como acontece em tantas outras cidades em situação semelhante, é bastante carente de ordenamento urbano e bastante diversificada em tipologias e usos dos edifícios.

Nela podemos encontrar edifícios corporativos, grandes áreas de armazenamento de conteiners e também grandes massas de residências (ocupações com algumas características de favela). Estas localizam-se principalmente na região da praia do Titanzinho (que fica por trás da vista mostrada no desenho) que atualmente é alvo de grandes discussões que envolvem questões políticas, econômicas, urbanas e técnicas entre comunidade, profissionais, prefeitura e governo quanto a instalação ou não de um estaleiro no local. Particularmente sou contra a instalação do estaleiro pois acredito que pensar no ordenamento urbano, paisagístico e arquitetônico da área é a mais saudável opção para nossa cidade.



O desenho foi feito todo no local numa tarde de Sábado a partir do Iate Clube. Apesar da quantidade grande de elementos (barcos, prédios, vegetação e etc) percebi um grande potencial de composição na cena. Fiquei bastante satisfeito com o resultado. Usei lápis como base e acabamento linear com canetas nanquim descartáveis. A pintura foi feita posteriormente a partir de fotos do local com aquarela de lápis de cor.