Residência Benedito Dias Macêdo



Os desenhos acima mostram elementos da antiga residência do Sr. Benedito Dias Macêdo localizada em Fortaleza, Ceará. Projetada pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi é de concepção nitidamente modernista e tem seus jardins assinados por Roberto Burle Marx.

 O uso do concreto e do tijolo aparentes marcam as fachadas e ambientes internos além dos muitos níveis usados para aproveitar a topografia do terreno que criam espaços internos bastante ricos e interessantes. Elementos como brises (mostrado no desenho acima) garantem a iluminação natural interna além de proteger contra a entrada direta da luz do sol.


A construção é de 1969 e seu uso como residência se deu até 1975 quando passou a pertencer ao grupo J. Macêdo. Em 1978 um novo projeto do arquiteto acrescentou um edifício anexo. O edifício seguiu o mesmo partido do projeto original e acabou se integrando perfeitamente ao conjunto que passou a abrigar a holding do grupo até 1993. Desde então o edifício está desocupado embora tenha dado lugar ao Casa Cor Ceará em 2009.

Os desenhos foram feitos durante um evento promovido pelo IAB-CE sobre a residência e sobre a arquitetura modernista. Na ocasião usei um bloquinho de rascunhos e uma simples caneta esferográfica que havia levado para fazer anotações do evento. A pintura foi feita posteriormente usando o GIMP.