May 15 was WorldWide SketchCrawl day!


Ontem, 15 de Maio de 2010, foi mais um dia de SketchCrawl. Para quem não conhece este é um movimento mundial super interessante que parte de uma idéia bastante simples: mostrar, através de desenhos, a sua cidade, sua rua, sua vizinhaça, seu restaurante preferido, o que você quiser. O dia foi muito legal. Começou logo cedo no curso que estou ministrando na UNIFOR sobre desenho de croquis aplicado ao projeto de arquitetura.
Depois do curso eu e minha esposa fomos para o bairro da Parangaba (antiga Vila Nova de Arronches), um dos mais antigos de Fortaleza. Ele ainda preserva alguns exemplares de arquitetura antiga como, por exemplo, a Estação da Parangaba que recentemente foi o centro de uma polêmica em torno de sua demolição devido as obras do Metrofor. Como este trecho do metrô é de superfície uma engenhosa solução foi adotada por arquitetos e engenheiros da Universidade de Fortaleza. Eles elaboraram e executaram o rebaixamento do edifício que agora ficará abaixo da nova linha. Lá fizemos os dois desenhos que são mostrados abaixo. Infelizmente a estação estava cercada de tapumes e não deu para desenhá-la.




Depois fomos até o outro lado da cidade e paramos na Praça Portugal. Esta praça localiza-se no centro de uma rotatória de cruzamento entre duas das mais movimentadas avenidas de Fortaleza, a Av. Dom Luis e a Av. Desembargador Moreira. Ela desenhou o monumento do centro da praça e eu fiz uma vista para a Av. Dom Luis mostrada no início desta postagem.

O grande desafio do dia foi confeccionar os desenhos no local sem dar muita atenção a detalhes tentando sempre capturar o essencial de cada cena. Usei lápis e caneta nanquim descartável e ela usou somente lápis, ambos sobre papel texturizado. No desenho da praça Portugal tive que deixar para fazer as janelinhas de alguns prédios em casa pois escureceu rapidamente e ficou sem condições de terminar tudo no local.