Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos


A Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos localiza-se na praça central da Parangaba, chamada praça dos Caboclos da Parangaba. O hoje bairro, que margeia uma lagoa de mesmo nome, foi aldeamento indígena da Poranganba, fundado por jesuítas no século XVI. Passou a vila em 25 de Outubro de 1759, passando a chamar-se Arronches (Vila Nova de Arronches), nome de origem portuguesa.


Por 112 anos, durante o império, chegou a ser município e integrou-se como bairro à Fortaleza no início do século XX. O nome da igreja é devido à devoção dos moradores, desde o século XVI, ao Bom Jesus dos Aflitos que em 1759 se tornou padroeiro da ainda vila de Arronches. A igreja tem tradicional desenho de planta de nave central com duas torres simétricas e de igual forma embora uma delas abrigue um relógio enquanto a outra o sino. Sua fachada é bastante limpa e singela e possui alguns poucos elementos de decoração na balaustrada das janelas superiores e nos arcos das portas de acesso. Seu adro não possui nenhum elemento de destaque, mas somente um desenho em pedra portuguesa.

O desenho foi feito durante o "27th World Wide SketchCrawl Day" em lápis e caneta nanquim. Fiquei na bucólica praça frontal a igreja que é bastante arborizada e bem frequentada pelo moradores. A pintura foi feita com aquarela. Não gostei muito do verde da árvore em primeiro plano, mas fiquei satisfeito com o efeito do céu e com os tons conseguidos para o corpo da igreja.