Desenho de Observação - Turma de 2010.1


Na UNIFOR, ministro a disciplina Desenho de Observação para o curso de Belas artes. A turma tem alunos tanto da Belas Artes quanto da Arquitetura. É bastante interessante ver as dificuldades e facilidades de cada aluno e como algumas ficam mais evidentes que outras dependendo do curso.



Os alunos da arquitetura sentem mais facilidade quanto o assunto é relacionado às técnicas de desenho que aplicam conhecimentos de geometria e têm alguma dificuldade em assuntos como composição, uso de cores, traço e principalmente no desenho de elementos orgânicos como, por exemplo, árvores. Nos alunos da Belas Artes percebo o contrário, há uma certa aversão à algumas técnicas de desenho, principalmente aquelas que envolvem alguma raciocínio geométrico, mas sobram percepção artística, intuição e, em alguns casos, um maior amadurecimento gráfico.






Neste semestre resolvi trabalhar uma proposta de execução de desenhos a partir de fotos com alguns temas selecionados por mim. A condição era de que a composição apresentasse alguns elementos que forçassem o aluno a usar pontos de fuga, determinação de proporções espacias, algum raciocínio geométrico e também contivesse elementos orgânicos. Outra condição era a de que o aluno não reproduzisse o que via na foto, que alterasse a posição do observador e até mesmo tentasse mexer na composição da imagem.





Cada aluno executou três desenhos e todos se saíram muito bem. O resultado de alguns trabalhos você pode ver nas imagens desta postagem. Fiquei bastante satisfeito com os desenhos e principalmente em ver a evolução que os alunos apresentaram durante o semestre além de também ter aprendido várias coisas com eles. Parabéns a todos!