Casa de José de Alencar



Aqui vemos um desenho da singela casa onde morou, por nove anos, o escritor cearence José de Alencar.  De arquitetura extremamente simples era, na verdade, a casa dos fundos do Sítio Alagadiço Novo que também possui, até hoje, as ruínas das fundações da casa grande e de um engenho de cana-de-açúcar.

O sítio localizava-se na então Vila Nova Real de Messejana da América, também chamada Vila de Nossa Senhora da Conceição de Messejana e que, mais antigamente ainda, fazia parte da aldeia dos índios Paupina. Hoje o sítio pertence a Universidade Federal do Ceará e abriga, além da casinha, a Biblioteca Braga Montenegro, a Pinacoteca Floriano Teixeira, e o Museu Antropológico Arthur Ramos mostrados no desenho abaixo. É um lugar extremamente agradável e aberto ao público inclusive com estrutura de restaurante.


 


Os desenhos foram feitos no local em dias diferentes. O primeiro em condições não muito confortáveis pois tive que sentar em um tijolo e fui constantemente atacado por formigas e grilos, mas valeu a pena. O segundo foi confeccionado durante o almoço em condições bem mais agradáveis. Ambos foram feitos com desenho base de lápis e acabamento em caneta nanquim descartável e pintados posteriormente com aquarela de lápis de cor.

Não gostei dos verdes da casinha, mas gostei da pintura da própria. Embora a vegetação no local seja realmente muito densa e muito sombreada, acho que deveria ter deixado os tons mais suaves.  O equilíbrio de cores do segundo desenho me agrada mais.