Desenhando o Centro de Fortaleza - Parte 1


O centro da cidade de Fortaleza, capital do Ceará, ainda guarda alguns exemplares arquitetônicos que foram influenciados pelo ecletismo. Dois exemplos de edifícios como pode ser visto nos edifícios do desenho mostrado abaixo.
Localizados nas esquinas das ruas Guilherme Rocha e Floriano Peixoto ambos foram construídos na segunda década do século XX e passaram por recuperações recentes o que confere belo destaque entre as edificações do perímetro da Praça do Ferreira.


O edifício à direita também é conhecido como Palacete Ceará e já abrigou uma das mais requintadas casas de chá de Fortaleza tendo também sido sede da Caixa Econômica Federal. Hoje passa por novas reformas. O edifício à esquerda foi um dos primeiros sobrados de Fortaleza e hoje tem uso comercial também abrigando um restaurante no pavimento superior.

O desenho foi elaborado baseado em fotos do local uma vez que a riqueza de detalhes de ambos os edifícios tornaria o desenho no local um tanto inviável. Foram eliminados automóveis, postes, bancas de revistas e outros elementos que atrapalhariam a visão dos prédios.

A técnica usada foi o desenho a lápis como base seguido de acabamento de traços e sombras em caneta nanquim descartável (Unipin 0.1), escaneamento a 300 dpi e posteriormente pintura digital através de um programa chamado GIMP que é livre e completamente gratuito.