Desenhando o Centro de Fortaleza - Parte 2

 
Este desenho mostra uma perspectiva do antigo Excelsior Hotel localizado na Praça do Ferreira em Fortaleza, construído por iniciativa do Sr. Plácido de Carvalho. Belo exemplar de arquitetura ecléctica de influência italiana, o Excelsior teve sua construção finalizada em 1931 e foi o primeiro arranha-céu do Ceará. O detalhe curioso é que ele foi projetado para ter somente quatro pavimentos, mas o prefeito da época, Álvaro Wayne, autorizou o acréscimo de mais quatro.



A fama de ser o prédio em alvenaria mais alto do mundo não é verdadeira. Existem outros edifícios mais altos e há elementos na sua estrutura como pilares, vigas e lajes em trilhos de bonde o que a torna independente da alvenaria nos andares superiores.

Este desenho foi executado a partir da Praça do Ferreira numa quente manhã de Sábado. Usei lapiseira de mina 2.4mm sobre papel texturizado e depois em casa apliquei pintura digital usando o programa GIMP. O arrependimento ficou por conta do coqueiro desenhado em primeiro plano que, durante a execução do desenho me pareceu uma boa ideia na composição, mas que depois, olhando criticamente, percebi que estava sobrando. O fato interessante foi a presença de curiosos que logo se aproximavam fazendo perguntas e confidenciando o gosto pelo desenho o que não poderia ser diferente uma vez que a praça é um dos locais mais movimentados do centro de Fortaleza.